A produção de soja no Mato Grosso do Sul finalizou a safra com 9.584.971 de toneladas, Itaporã é o município com maior produtividade de soja em Mato Grosso do Sul.
Resultado positivo vem do investimento feito por produtores de MS em tecnologia e produtos de qualidade.
No ranking estadual de produtividade da soja 2017/2018, o município de Itaporã ocupa a primeira posição. A informação foi divulgada na Circular Técnica da Aprosoja/MS – Associação dos Produtores de Soja de MS.
A cidade localizada na região Sul, a 234 km de Campo Grande, registrou 67,19 sc/ha, ultrapassando a média estadual que foi calculada em 59,17 sc/ha. Se compararmos com a temporada 2016/2017, quando o município colheu 57,7 sacas por hectare, o acréscimo foi de 16%. Cassilândia, a 436 km da Capital, aparece em segundo lugar no ranking, com 65,38 sc/ha.
TOP 5 cidades com maior produtividade
Itaporá, Lagura Carapã, Deadápolis, Sidrolândia e Cassilândia são as 5 cidades com maior produtividade de soja no Mato Grosso do Sul.
De acordo com a Aprosoja/MS, a produção do grão da oleaginosa no estado teve aumento de aproximadamente 12% em relação à safra passada. Em cinco safras, entre 2014 a 2018, o volume produzido cresceu 47,89%.
TOP 5 cidades que mais produziram soja
Maracaju é a cidade que mais produziu soja na safra 17/18 seguido por Ponta Porã, Sidrolândia, Dourados e Aral Moreira.
O levantamento da produtividade da soja foi realizado entre os dias 26 de janeiro e 06 de abril de 2018, completando doze semanas de acompanhamento, permitindo assim a obtenção de uma amostragem próxima da realidade no que se refere aos diferentes níveis de produtividade relacionados à época de plantio.
Esse aumento é resultado do investimento tecnológico feito por agricultores do estado. “Os produtores vêm investindo em agricultura de precisão com adubos mais elaborados e sementes mais resistentes a pragas, isso traz menos danos à plantação”, afirma o analista técnico do Sistema Famasul, Leonardo Carlotto.
Confira o relatório completo clicando aqui.
via Famasul