Minas bate recorde de maior queijo do mundo com 2.870 kg

O vice-governador Mateus Simões esteve na cidade e destacou a importância da Festa do Queijo de Ipanema no calendário de eventos de Minas Gerais. Cidade também quebra recorde do doce de leite (1.210 kg) e da queimadinha (1.550 litros); maior pão de queijo (4.032 kg) é a novidade deste ano

A cidade de Ipanema, localizada no Vale do Rio Doce, em Minas Gerais, registrou, neste sábado (1), o recorde de maior queijo padrão do mundo. A marca de 2.780 quilos foi alcançada durante a realização da 14ª Festa do Queijo, mais importante evento do município. O vice-governador Mateus Simões esteve na cidade e destacou a importância da Festa do Queijo de Ipanema no calendário de eventos de Minas Gerais. Para ele, o evento une dois dos principais potenciais do estado, a agropecuária e a gastronomia.

Ainda durante o evento, os produtores locais também superaram os recordes de maior doce de leite, maior queimadinha e, pela primeira vez, do maior pão de queijo feito no planeta. As novas marcas registradas substituem os resultados obtidos no ano passado e que já pertenciam a cidade.

Alienação fiduciária de imóvel rural: Vantagens e riscos

“Essa é uma festa muito bacana, que celebra, de uma só vez, duas das marcas mais relevantes de Minas Gerais. Por um lado, a sua produção da agropecuária. Por outro, temos a nossa cozinha, que é talvez a maior riqueza reconhecida de Minas Gerais”, celebra.

A marca de 2.870 quilos foi alcançada durante a realização da 14ª Festa do Queijo, maior e mais importante evento do município.

A Festa do Queijo de Ipanema é detentora dos títulos de maior queijo minas padrão e maior doce de leite do mundo, com recordes impressionantes estabelecidos ao longo dos anos. Em 2023, o queijo alcançou 2.727 kg e o doce de leite, 1.070 kg. A expectativa era que esses números fossem superados na edição de 2024.  Além das iguarias tradicionais, a novidade deste ano é o de maior pão de queijo do mundo.

Com pouco mais de 20 mil habitantes, o forte em Ipanema é a agropecuária, o comércio e o turismo. A cidade do leste de Minas tem como principal fonte de renda a agropecuária e a produção e leite. Por causa da presença de laticínios e de capacitação crescente dos produtores rurais, a prefeitura criou a Festa do Queijo em 2010, hoje em processo de tombamento municipal como patrimônio cultural.

O recorde de maior queijo do mundo é quebrado todos os anos. Em 2020, o queijo pesava 800 kg e, no ano passado, chegou a 2.727 kg. Na quarta edição, entrou o recorde do doce de leite e, desde 2016, Ipanema faz a maior queimadinha do mundo em uma chaleira gigante.

Recordes do queijo

  • 2024: 2.870 kg
  • 2023: 2.727 kg
  • 2022: 2.453 kg
  • 2019: 2.284 kg
  • 2018: 2.072 kg
  • 2017: 1.980 kg
  • 2016: 1.910 kg
  • 2015: 1.810 kg
  • 2014: 1.770 kg
  • 2013: 1.600 kg
  • 2012: 1.480 kg 
  • 2011: 1.305 kg

Além da produção queijeira, a cidade mineira tem muitas cachoeiras e uma grande festa no dia 7 de setembro, o aniversário da cidade. Segundo a administração municipal Ipanema tem investido cada vez mais em monumentos. Na sexta-feira (31/5), foi inaugurado um portal com todos os recordes do queijo desde 2010.

28 mil litros

A empresa ‘Laticínio Dois Irmãos’ foi responsável por produzir o maior queijo do planeta. Foram utilizados 28 mil litros de leite, para produção de um queijo de 2,8 mil quilos, com o propósito de quebrar o recorde do ano passado.

Em 2023, o laticínio utilizou 26 mil litros, produzindo um queijo de 2,7 mil quilos. Para Matheus Nascimento, gerente do laticínio, todo ano eles tentam se superar para não deixar que o título de maior queijo do mundo saia de Ipanema.

“É muita responsabilidade, e a gente fica muito apreensivo, porque é um recorde que é nosso, mas a gente sempre busca bater ele mesmo. Por mais que a gente planeje tudo, fica ainda naquela ansiedade”, conta Matheus.

Neste ano, a cidade também quebrou outros recordes, como maior doce de leite, queimadinho e pão de queijo.

Novidade

Um outro produto tipicamente mineiro também entrará no livro dos recordes neste ano. O pão de queijo de 4,03 kg, feito pelo salgadeiro Heraldo Borelli e a esposa dele, foi considerado o maior já produzido no planeta. Pela primeira vez, a iguaria do nosso estado tem destaque na festa em Ipanema.

Maior pão de queijo é mineiro. Marco Evangelista/Imprensa MG

A Festa do Queijo

A Festa do Queijo de Ipanema acontece desde 2010. O objetivo era criar um evento de valorização e desenvolvimento agropecuário, uma vez que o município está situado em uma bacia leiteira importante para Minas.

O evento é gratuito, organizado pela Prefeitura Municipal de Ipanema, e conta com o apoio do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). Durante os dias de festa, há shows e partilha dos produtos (queijo, doce de leite, queimadinha e pão de queijo) entre outras atrações.

Fonte: Agência Minas

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM