Curitiba e o litoral do Paraná podem amanhecer com nevoeiro, enquanto o leste de Santa Catarina terá um céu carregado de nuvens ao longo do dia.
Confira as condições climáticas previstas para este fim de semana em diversas regiões do Brasil:
Sábado (31)
Região Sul
A formação de um ciclone em alto-mar, próximo ao Rio Grande do Sul, trará uma nova frente fria, aumentando as chances de instabilidade no tempo, especialmente nas áreas centro-sul e oeste do estado, onde há risco de chuva intensa, principalmente na Campanha Gaúcha. Em Porto Alegre, o dia será ensolarado, com possibilidade de pancadas de chuva rápidas. Em Curitiba e no litoral do Paraná, o dia pode começar com nevoeiro, e o leste de Santa Catarina terá muitas nuvens, mas sem previsão de chuva. O norte do Paraná continuará com clima seco, enquanto o mar pode se tornar agitado ao longo da costa.
Sudeste
A região Sudeste terá pouca precipitação, com a umidade vinda do mar influenciando apenas o litoral e o norte do Espírito Santo. Uma área de alta pressão vai bloquear a formação de instabilidades nas demais partes da região. O interior de Minas Gerais e São Paulo terá um dia ensolarado, com céu praticamente sem nuvens. A umidade do ar ficará baixa, aumentando o risco de queimadas, especialmente no extremo norte e oeste de São Paulo. Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro permanecerão sem chuva.
Centro-Oeste
A região Centro-Oeste continuará sob a influência de ar extremamente seco, com níveis de umidade relativa do ar em estado de alerta. As temperaturas máximas subirão durante a tarde, trazendo calor intenso. Não há expectativa de chuva para a região.
Nordeste
O tempo permanecerá instável, com sol entre nuvens e possibilidade de chuva a qualquer momento no leste e sul da Bahia. No litoral de Alagoas, a chuva pode ocorrer em qualquer hora do dia. O sol também aparecerá nas demais áreas da costa leste do Nordeste, com pancadas de chuva rápidas em Maceió, Natal, Recife e São Luís. No interior da região, o clima continuará seco e firme, sem previsão de chuva em Teresina e Fortaleza.
Norte
O dia será marcado por sol e pancadas de chuva, causadas pelo calor e pela umidade, no norte do Amazonas, em Roraima, no noroeste do Pará e no Amapá. No litoral do Pará, haverá apenas chuvas leves, enquanto Belém terá tempo firme. Na faixa sul da região, o clima permanecerá seco, com temperaturas elevadas e baixa umidade do ar.
Domingo (1º)
Sul
A frente fria avança, trazendo um aumento nas condições de chuva intensa no norte e na Serra do Rio Grande do Sul, além do oeste e sul de Santa Catarina e do sudoeste do Paraná. Essas áreas terão um dia mais nublado e chuvoso. O centro-sul, o litoral gaúcho e a Grande Porto Alegre enfrentarão céu encoberto com possibilidade de garoa. O tempo ficará estável apenas no litoral, leste e norte do Paraná, onde poderá haver um pouco de vento. Em Florianópolis, há possibilidade de chuva a qualquer momento.
Sudeste
No Sudeste, o domingo será de sol, com tempo seco e firme em grande parte da região. As temperaturas subirão consideravelmente devido à condição pré-frontal. A umidade do ar pode atingir níveis críticos em Belo Horizonte, no Rio de Janeiro e em São Paulo, com valores abaixo de 30%. O interior de São Paulo, em particular, deve ficar em alerta, pois a umidade relativa do ar pode cair para menos de 20%.
Centro-Oeste
O avanço de uma frente fria ao sul aumentará a quantidade de nuvens no oeste e sul de Mato Grosso do Sul, embora não haja previsão de chuva. O clima seco e estável continuará predominando nos três estados e no Distrito Federal. A umidade relativa do ar pode atingir níveis críticos em Brasília, Goiânia e Cuiabá.
Nordeste
O domingo no Nordeste será de sol entre nuvens, com possibilidade de chuva a qualquer momento em Alagoas e Sergipe. Salvador pode começar o dia com chuva fraca, que tende a diminuir no início da tarde. No interior do Nordeste, o tempo continuará firme e muito quente, com ventos leves e umidade em níveis de alerta.
Norte
O clima permanecerá firme em Belém, Macapá, Porto Velho e Palmas, com temperaturas máximas elevadas durante a tarde. A chuva estará mais concentrada no Acre, Amazonas e Roraima, onde pode ocorrer no final do dia em forma de pancadas irregulares.
Escrito por Compre Rural
VEJA TAMBÉM:
- Benefícios da utilização de minerais e vitaminas antioxidantes para bovinos de leite
- Empresa reinventa e lança nova ferradura para equinos; Vídeo
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.