A previsão para os próximos dias inclui mínimas de 3 °C a 1 °C, podendo chegar a 0 °C nessa área específica da localidade; Confira a previsão completa
O Rio Grande do Sul enfrenta uma intensa onda de frio, com seis dias consecutivos de temperaturas negativas. A menor temperatura registrada foi de -1,1 °C em São Joaquim, na Serra Catarinense. Esse frio deve persistir até o fim de semana, afetando também outras regiões do Sul do Brasil, como o oeste Catarinense e o oeste do Paraná, onde há risco de geada.
Segundo o meteorologista Arthur Müller, a onda de frio é consequência de um ciclone que se afastou para o oceano, mantendo o ar frio na região Sul. A previsão para os próximos dias inclui mínimas de 3 °C a 1 °C, podendo chegar a 0 °C em áreas de fronteira com o Uruguai. No Sudeste e Centro-Oeste, o ar frio também predomina, com mínimas de 13 °C a 12 °C no Sudeste e de 11 °C a 9 °C no Centro-Oeste, mas sem risco de geada. As temperaturas começam a subir gradativamente na próxima semana.
Em relação às chuvas, o panorama mostra volumes significativos no Norte e Nordeste, com acumulados importantes na faixa leste do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, que podem prejudicar os trabalhos agrícolas. No Sul, os volumes podem chegar a 100 mm em cinco dias.
Previsão para o restante do país
Sudeste
A região Sudeste terá tempo instável, especialmente no oeste, sul e litoral de São Paulo. A capital paulista e o litoral do Rio de Janeiro podem esperar aumento de chuvas devido ao deslocamento de uma frente fria. O norte de São Paulo e Minas Gerais terão tempo firme e seco, com baixa umidade do ar. Vitória, no Espírito Santo, terá chuva fraca.
Centro-Oeste
No Centro-Oeste, há previsão de garoa no sudoeste de Mato Grosso e em Cuiabá. Cidades como Campo Grande e Corumbá, em Mato Grosso do Sul, terão um dia nublado com chuvas fracas a moderadas. O norte de Mato Grosso terá tempo firme, enquanto Goiás e o Distrito Federal enfrentarão ar seco e baixa umidade relativa.
Nordeste
A umidade elevada no litoral nordestino trará um dia encoberto, com chuvas frequentes da costa de Alagoas até o Rio Grande do Norte. O interior da região e as capitais Teresina e Fortaleza terão tempo firme. Chuvas isoladas estão previstas para o litoral sul da Bahia e o norte do Maranhão.
Norte
A maior parte da região Norte receberá pancadas de chuva. O tempo ficará mais encoberto com chuvas constantes no Acre, extremo norte do Amazonas, Roraima, e no leste e norte do Amapá. Sol e pancadas de chuva com possíveis trovoadas são esperados no norte de Rondônia, demais áreas do Amazonas, e no norte e noroeste do Pará. Tocantins, sul do Pará e o restante de Rondônia terão tempo firme sem chuvas.
Escrito por Compre Rural.
VEJA TAMBÉM:
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Juliana Freire sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.