Ciclone chega e causa medo em moradores; veja onde

As áreas do extremo sul do estado são as mais afetadas, podendo registrar ventos fortes acima de 80 km/h e acumulados de chuva que excedem 80 mm até a madrugada de terça-feira (28); confira

Uma ampla área de baixa pressão atmosférica, caracterizada como um ciclone extratropical, está se formando em alto-mar, afastada da costa do Rio Grande do Sul. Este fenômeno está intensificando os ventos e provocando chuvas em partes do leste da região Sul entre esta segunda-feira (27) e terça-feira (28).

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é de volumes significativos de chuva, que podem ultrapassar os 50 mm em 24 horas em uma vasta área da faixa leste da região, abrangendo desde o Paraná até o sul gaúcho. As áreas do extremo sul do Rio Grande do Sul são as mais afetadas, podendo registrar ventos fortes acima de 80 km/h e acumulados de chuva que excedem 80 mm até a madrugada de terça-feira (28).

A formação e o deslocamento do sistema de baixa pressão trazem consigo uma frente fria que aumenta a intensidade do ar frio não só no Sul, mas também em partes do Sudeste e Centro-Oeste do país, conforme informa o Inmet. Na terça-feira, a umidade continua a predominar no Rio Grande do Sul, com ventos ainda mais intensos na faixa leste, resultando em chuviscos e chuvas fracas isoladas, inclusive na Grande Porto Alegre.

Mudanças no clima ao longo da semana

Na tarde de quarta-feira (29), a tendência é de que o tempo comece a secar na faixa leste do Rio Grande do Sul devido à entrada de um sistema de alta pressão e ao afastamento da baixa pressão para o oceano. Este movimento trará uma sensação térmica de frio devido à combinação de umidade, vento e deslocamento de ar frio. As madrugadas permanecerão frias até quinta-feira (29), com temperaturas mínimas próximas de zero grau nas áreas serranas e variando entre 5 °C e 10 °C em grande parte do Sul.

Até o sábado (1°), o tempo deverá permanecer estável, com predomínio de sol e ausência de chuvas no RS. Este período de estabilidade climática proporcionará um alívio após os dias de chuvas intensas e ventos fortes, marcando uma transição significativa no clima da região.

Este evento meteorológico destaca a importância de estar atento às previsões e avisos meteorológicos, especialmente em situações de clima severo, para garantir a segurança e a preparação adequadas.

Escrito por Compre Rural.

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Juliana Freire sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM