Segundo os dados do Clima Tempo, a intensidade da chuva varia de pancadas leves até temporais com chance de granizo e ventos fortes; veja como fica o tempo no seu estado.
Nos próximos dias, a previsão indica aumento do volume de chuvas e intensificação das áreas de instabilidade em grande parte do Centro-Sul do Brasil. Nesta semana, a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) irá se desconfigurar à medida que a aproximação de uma frente fria e um novo canal de umidade se estabelecem no Sul do Brasil.
O risco de temporais continua alto entre Santa Catarina, Paraná, leste de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais e sul do Rio De Janeiro. Nestas regiões, muita variação de nebulosidade, poucas aberturas de sol, sensação de abafamento e chuva a qualquer hora do dia. As capitais, Curitiba, São Paulo, Belo Horizonte, Florianópolis e Rio de Janeiro ficam em alerta.
O potencial para novos transtornos segue alto durante todo o dia. Os temporais típicos de verão, podem vir com rajadas de vento, variando de 60 a 80 km/h, raios e trovoadas, além de acumulados altos em um curto período de tempo.
Para segunda-feira, os mapas de previsão de chuva acumulada mostram a persistência das chuvas sobre o Sudeste e intensificação das chuvas nos estados do Paraná e de Santa Catarina.
O que é a Zona de Convergência do Atlântico Sul
A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) é um dos principais sistemas meteorológicos causadores de chuvas nas regiões Centro-Oeste e Sudeste entre o fim da primavera e o verão.
Definida como um corredor de nuvens que corta o Brasil, desde o sul da Região Amazônica até o Oceano Atlântico, passando pela faixa central do País, a ZCAS, eventualmente, também pode se deslocar para cima ou para baixo e atingir, também, os estados da Bahia e do Paraná. O sistema tem fácil identificação por meio de imagens de satélite devido à organização das nuvens.
O sistema é resultado do comportamento dos ventos em altos e baixos níveis da atmosfera com a formação de uma frente fria, de um centro de baixa pressão ou de uma área alongada de baixa pressão em superfície.
Confira a previsão de chuvas para o seu estado
- Região Sul
O cavado continua atuando no estado do Paraná e a baixa pressão na costa gaúcha, mantendo as instabilidades na maior parte da Região Sul do Brasil.
Há previsão para pancadas de chuva e risco para temporais isolados no norte do RS, oeste de SC e centro-oeste do PR.
Em Porto Alegre, a chuva deve ser isolada e passageira, já em Florianópolis e em Curitiba, pode cair em vários períodos.
Essas instabilidades são associadas a presença de um cavado meteorológico, circulação de ventos, presença de uma baixa pressão na Argentina e fluxo de umidade que vem da Amazônia.
- Região Sudeste
Na segunda-feira, os temporais se estendem por mais áreas do estado de São Paulo e de Minas Gerais, inclusive na capital paulista e mineira, assim como no centro-sul do Rio de Janeiro.
Na terça-feira, o tempo permanece igual, com exceção de algumas áreas do Rio de Janeiro e Espírito Santo.
- Região Centro-Oeste
Na segunda-feira, o norte de Mato Grosso e o leste de Goiás podem receber fortes pancadas de chuva, com raios e rajadas de vento.
Chove em vários períodos do dia no oeste e noroeste de MT, assim como em Cuiabá. Em Campo Grande, as pancadas devem ser isoladas.
Na terça-feira, a Região segue com predomínio de instabilidades em todos os estados.
- Região Nordeste
Sol com chuva leve e passageira do sul da Bahia até o litoral do Rio Grande do Norte.
Pode chover a qualquer hora em Fortaleza e em São Luís. Chuva forte no sul do Maranhão.
No início da semana, o tempo fica firme apenas no leste do Piauí e no interior de Pernambuco.
- Região Norte
Risco para tempestades no centro-norte do Amapá, centro-sul e faixa leste do Amazonas.
Nestas áreas do estado amazonense, a chuva pode ocorrer em vários momentos do dia, assim como no sul do Pará e do Tocantins.
Na terça, o tempo abre apenas em Rondônia.
- Vaca Nelore Carina FIV do Kado bate recorde mundial de valorização
- ‘Boicote ao boicote’: cadeia produtiva de bovinos quer deixar o Carrefour sem carne
- Jonh Deere enfrenta possíveis tarifas com sólida estratégia, diz CEO
- Maior refinaria de açúcar do mundo terá fábrica no Brasil para processar 14 milhões de t/ano
- Pecuarista é condenado a 3 anos de prisão por matar mais de 100 pinguins na Argentina
Alertas meteorológicos para 30/01/2023 – segunda-feira
- Atenção para chuva moderada a forte no sudoeste do Amazonas, estado do Acre e norte do Pará
- Alerta de temporais em Belém, Macapá, Manaus, Porto Velho e São Luís
- Umidade relativa do ar abaixo de 30% (estado de atenção) no interior da Paraíba, Pernambuco, Alagoas e nordeste da Bahia
- Alerta de temporais em São Paulo, sul do Rio de Janeiro, centro-sul e Triângulo de Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal e em Mato Grosso do Sul
- Temporais no Paraná, Santa Catarina e no nordeste e norte do Rio Grande do Sul
- Atenção para chuva moderada a forte com raios e ventos em Porto Alegre, Palmas, Teresina e Fortaleza
- Rajadas de vento variando de 40 a 50 km/h no litoral norte do RJ
- Durante os temporais, as rajadas de vento por todo país podem variar de 60 a 80 km/h
Compre Rural com informações do Clima Tempo
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.