Na regional de Porto Alegre, os produtores estão diminuindo a suplementação de ração e silagem em função do aumento da oferta de pasto.
A ocorrência de chuvas, trazendo novamente umidade aos solos, beneficiou o desenvolvimento das pastagens, porém a oferta ainda é restrita, considerando a demanda dos rebanhos leiteiros.
Com as chuvas, ressurgem os problemas relacionados ao acúmulo de barro no entorno das instalações, o que, além de causar desconforto aos animais, aumenta diretamente a ocorrência de mastites e as chances de contaminação do leite no momento da ordenha. O mercado do leite segue instável, com os custos de produção se mantendo estáveis.
Na regional da Emater/RS-Ascar de Bagé, na região da Campanha, em Aceguá, observa-se o significativo movimento de produtores de leite iniciando ou ampliando o plantio de soja, buscando a diversificação das atividades, bem como o melhor aproveitamento do maquinário existente.
Na regional de Caxias do Sul, as lavouras de trigos ou de outros cereais para ensilagem estão com bom desenvolvimento; as primeiras lavouras já estão sendo colhidas, com bom rendimento e qualidade de forragem.
Na de Frederico Westphalen, as pastagens anuais de inverno estão indo para o final do ciclo, o que reduz a qualidade da forragem, impactando na produção do leite.
Na regional de Ijuí, houve aumento do fornecimento de forragem conservada e de concentrados na alimentação dos animais para compensar a diminuição da produção de forragem fresca.
Na regional de Porto Alegre, os produtores estão diminuindo a suplementação de ração e silagem em função do aumento da oferta de pasto. Os produtores estão buscando o milho do Programa Troca-Troca para iniciar o plantio do milho silagem em suas propriedades.
- Fundos agrícolas já podem ser indicados à calculadora da Receita
- Reforma tributária isenta cesta básica de impostos
- População empregada no agronegócio cresce 2% no 3º tri de 2024
- Produtor rural vai emitir nota por meio digital a partir deste ano
- Fazenda mais cara à venda é avaliada em R$ 15 bilhões; veja a lista
Na de Pelotas, em Rio Grande, os preparos culturais para o plantio de milho já iniciaram em algumas propriedades. Em Pedras Altas, o aumento da umidade no solo permitiu o avanço do plantio das áreas destinadas às pastagens de verão.
Fonte: MilkPoint
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.