Chuva persiste no centro-sul do país até quinta-feira

Pode haver também rajadas de vento intensas nas áreas costeiras, podendo atingir até 70 km/h entre o Rio Grande do Sul e o Espírito Santo.

A chuva persiste no centro-sul do país até quinta-feira, 05, o que deve deixar o solo encharcado e aumentar o risco de transbordamentos e deslizamentos de terra, principalmente no Vale do Ribeira, litoral de São Paulo, Vale do Paraíba, norte de São Paulo, sul do Rio de Janeiro, região metropolitana de Belo Horizonte, Triângulo Mineiro e regiões de Goiânia. A informação foi confirmada pela porta-voz da Tempo OK Meteorologia, Maria Clara Sassaki, ao Agro Estadão.

Pode haver também rajadas de vento intensas nas áreas costeiras, podendo atingir até 70 km/h entre o Rio Grande do Sul e o Espírito Santo.

Sorgo-biomassa é alternativa sustentável para geração de energia no Brasil

Na região Norte, a chuva também aumenta nesta semana, com chance de alagamentos pontuais. Já no Nordeste, norte do Pará, Amapá e Roraima, as chances de chuva nesta semana são menores e a temperatura ficará mais elevada.

Sassaki também faz um destaque para os temporais que atingiram o Rio Grande do Sul, na noite do último domingo, 01, com rajadas de vento, granizo e trovoadas. As áreas mais atingidas, inclusive com pontos de alagamentos em lavouras, foram as regiões central, da campanha e fronteira oeste.

Temperaturas máximas mais amenas

Devido a cobertura de nuvens e a chuva persistente, a temperatura máxima deve ficar mais baixa nesta semana, principalmente em Santa Catarina, Paraná, leste de São Paulo, sul de Minas Gerais e Goiás, com valores abaixo dos 30°C. O amanhecer nestas regiões será de temperaturas amenas, com valores entre 18°C e 20°C. 

Impactos agrícolas

A porta-voz da Tempo OK, Maria Clara Sassaki, afirma que a umidade do solo está favorável para as principais lavouras de soja e milho de primeira safra, conforme mostra o último boletim de monitoramento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

“No interior da Bahia e no norte do Maranhão, a semeadura do milho está na fase inicial, com uma condição de umidade localmente elevada. Nas outras áreas, que compreendem a região do Matopiba, a umidade do solo está melhor distribuída e há expectativa de volumes significativos ao longo da semana”, aponta Sassaki.

A precipitação esperada para o sudoeste de Mato Grosso do Sul deve amenizar a restrição no desenvolvimento dos cultivos de primeira safra por falta de chuva. 

Já no Sul do país, os maiores volumes devem ocorrer no Paraná, onde são esperados acumulados de até 100mm em algumas áreas do estado, favorecendo os cultivos de primeira safra. “Já na metade sul do Rio Grande do Sul, a previsão indica menor condição de chuva e maior luminosidade nesta semana, o que favorece o desenvolvimento do arroz”, ressalta a porta-voz da Tempo OK. 

Fonte: Agro Estadão

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM