Chuva deixa Porto Alegre debaixo d’água e prefeito cancela evento da posse

De acordo com a Climatempo, as chuvas na região Sul do país vieram acompanhadas de fortes rajadas de vento e granizo.

Fortes chuvas caíram sobre a cidade de Porto Alegre, na tarde da última quarta-feira (1). O temporal provocou alagamentos em diversos pontos da cidade e fez com que o prefeito reeleito para segundo mandato, Sebastião Melo (MDB), cancelasse um evento da posse.

A tempestade deixou a Usina do Gasômetro sem energia elétrica, portanto o ato de posse do prefeito reeleito, Sebastião Melo, da vice, Betina Worm, e de secretários municipais foi cancelado, segundo comunicado da prefeitura.

Estratégias para potencializar a produção de leite no verão

Após o cancelamento da sessão, Melo se dirigiu ao Centro Integrado de Coordenação de Serviços da Cidade de Porto Alegre (Ceic-POA) para acompanhar os danos da cidade e poder tomar providências.

Em nota, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informou que três vias da cidade seguiam bloqueadas por causa das enchentes na manhã desta quinta-feira (2):

  • Dona Sebastiana x Sertorio
  • Rua São Salvador x Sertorio
  • Sertorio X Rua Voluntários da Pátria

De acordo com a Climatempo, as chuvas na região Sul do país vieram acompanhadas de fortes rajadas de vento e granizo. No aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, uma rajada de vento de 69 km/h foi registrada por volta das 17h30 de ontem.

Na base aérea de Canoas, município vizinho da capital, os ventos chegaram a 73 km/h no final da tarde. Na cidade de Rio Pardo, no interior do estado, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) detectou uma ventania de 98 km/h, entre 16h e 17h de quarta-feira.

Apesar da tempestade, segundo a Climatempo, Porto Alegre foi uma das capitais mais quentes no primeiro dia de 2025, chegando a marcar máxima de 34,5°C.

Alerta

O Inmet emitiu um alerta de perigo para o estado de Rio Grande do Sul devido ao risco de novos temporais. Há previsão de chuva que pode chegar a 100 mm acumulados num único dia.

Segundo o instituto, há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

O alerta é válido até o meio-dia de hoje (2).

Fonte: CNN Brasil

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM