Ocorrência de chuvas atípicas nesta época do ano pode estar associada à intensificação do fenômeno El Niño; o granizo danificou vários cafezais
A região de Perdões e Cana Verde, no Sul de Minas, foi atingida por uma chuva de granizo na tarde desta segunda-feira (01). No último sábado (29), o município de Bocaiúva, no Norte de Minas, também havia sido atingido.
Segundo o Professor Ruibran dos Reis, do Sistema Faemg, chuvas de granizo não são comuns nesta época do ano, porém com a rápida intensificação do fenômeno climático El Niño, ocorrências atípicas poderão ser registradas, devido ao calor combinado com temperaturas baixas vindo do Sul.
Em alguns cafezais – carregados – a destruição foi quase completa.
El Niño: como fenômeno pode afetar produção de café no Brasil
Nos últimos três anos o mundo foi afetado pelo fenômeno atmosférico La Niña, que provoca um resfriamento da temperatura das águas do Oceano Pacífico na parte equatorial.
Contudo, segundo o Professor Ruibran dos Reis do Sistema Faemg, no primeiro trimestre deste ano foi possível visualizar um declínio do fenômeno, o que pode levar a um retorno do El Niño, como alerta a Organização Meteorológica Mundial (OMM).
El Niño e La Niña
Assim como o La Niña, o fenômeno El Niño provoca alterações na temperatura e nos registros de precipitações. Enquanto o La Niña provoca resfriamento da temperatura das águas do Oceano Pacífico, durante o El Niño ocorre o aquecimento, o que pode acarretar em um aumento da temperatura média em todo o país.
No Brasil, durante o La Niña, a chuva nas regiões Norte e Nordeste tende a ficar acima da média, enquanto no Sul pode haver uma redução na precipitação.
Já no período do El Niño ocorre a inversão, no Norte e Nordeste acontece redução das chuvas e aumento na região Sul.
Efeitos do El Niño no café
Durante o fenômeno El Niño algumas localidades da região produtora de café arábica, localizada principalmente no Sudeste, enfrentam um aumento das precipitações, o que pode ser benéfico para produção. Porém é importante ressaltar que o excesso de chuva também pode trazer problemas com proliferação de doenças no pé de café, como é o caso da ferrugem.
Outro fator que afeta negativamente a produção é o aumento da temperatura média, uma vez que altas temperaturas podem levar a uma maturação mais rápida dos frutos, reduzindo a qualidade e rendimento.
O Professor Ruibran reforça que o calor combinado com temperaturas baixas vindo do Sul gera o risco de ocorrência de granizo nas regiões Sul, Central e Zona da Mata do estado de Minas Gerais.
No entanto, vale ressaltar que os efeitos específicos do El Niño no clima do Brasil variam de acordo com a localidade e intensidade do evento.
Texto: Carolinne Souza/ Revista Cafeicultura
Confira as imagens encaminhadas por João Paulo Mendes.
Texto: Carolinne Souza/ Revista Cafeicultura
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.