Previsão aponta chuvas para o Matopiba, mas oeste de SP e sul de MS ainda necessitam de mais precipitações para o pleno desenvolvimento das lavouras de soja
Entre os dias 21 de novembro e 2 de dezembro, as previsões climáticas indicam um cenário favorável para o cultivo de soja em várias regiões do Brasil. A expectativa é de chuvas significativas em áreas produtoras, com especial atenção para o Matopiba, que finalmente começa a receber a precipitação necessária após um período de seca.
Porém, algumas regiões ainda precisam de mais chuvas para garantir um bom desenvolvimento das lavouras e garantir uma colheita satisfatória. Entre essas áreas estão o oeste de São Paulo, o sul de Mato Grosso do Sul, partes do oeste do Rio Grande do Sul e o centro-norte do Pará.
A chuva está chegando! No entanto, algumas regiões ainda precisam de mais precipitação, especialmente o oeste de São Paulo, sul de Mato Grosso do Sul, oeste do Rio Grande do Sul e o centro-norte do Pará. Nos próximos dias, a expectativa é de chuvas no centro-norte de Minas Gerais e na Bahia, com as precipitações se espalhando por todo o Matopiba. Enquanto isso, o clima permanece seco em São Paulo e Mato Grosso do Sul, mas uma nova frente fria prevista para a próxima semana deve trazer chuvas para essas áreas.
Nos próximos cinco dias, as chuvas devem ser intensas no Tocantins e na Bahia, com volumes que podem alcançar 80 mm. Para o período entre 21 de novembro e 2 de dezembro, a previsão aponta boas precipitações, especialmente no Oeste e Norte do Paraná, interior de São Paulo, Triângulo Mineiro e Mato Grosso do Sul, com acumulados superiores a 60 mm, favorecendo a recuperação da umidade do solo.
Previsão do tempo atualizada
Em Mato Grosso, a expectativa é de chuvas entre 30 e 40 mm nos próximos cinco dias, o que não deve impactar as atividades no campo. No Matopiba, as precipitações devem diminuir nesse período, mas a segunda quinzena de dezembro trará chuvas mais intensas, o que será fundamental para o desenvolvimento das lavouras e para a continuidade do plantio da safra 2024/25.
Além disso, Goiás e o Triângulo Mineiro devem registrar chuvas superiores a 50 mm, o que trará benefícios significativos para as plantações nessas áreas.
Escrito por Compre Rural
VEJA TAMBÉM:
- Peixes da Amazônia, inaugurado por Lula, vai à falência e deixa rombo de R$ 70 milhões
- Starlink para carros pode transformar a rotina do produtor rural
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.