Chove forte em muitos estados do Brasil nesta quinta

Com atuação até o próximo sábado (28), a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) vai provocar chuva nos dois estados

O estado de Minas Gerais seguirá com tempo úmido e bastante instável devido à configuração da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), formada nessa terça-feira (24) e com atuação até, pelo menos, o próximo sábado (28).

Nas próximas 72 horas, a ZCAS ficará posicionada sobre Minas Gerais, passando pelo noroeste e leste do estado, Central Mineira, Região Metropolitana de Belo Horizonte e, também, pelo Espírito Santo. Com isso, a previsão é de grandes volumes de chuva acumulada, inclusive, superiores a 150 milímetros (mm) em alguns pontos, principalmente, no leste mineiro e no Espírito Santo.

Nesta quarta-feira (25), os mapas de previsão de chuva acumulada pelos modelos COSMO (figura 1) e GFS (figura2) indicam volumes significativos no Vale do Rio Doce e em Mucuri, assim como em todo o estado do Espírito Santo. Já na quinta-feira (26), os modelos (figuras 3 e 4) divergem quanto a área de chuva mais volumosa (acima de 60 mm), porém, ambos mantêm condições de chuva intensa no Rio Doce e em grande parte do Espírito Santo.

No fim de semana (28 e 29/01), com a desconfiguração da ZCAS, a tendência é de redução das chuvas na faixa norte e leste de Minas Gerais e no Espírito Santo.

Por outro lado, a previsão indica um aumento das chuvas no sul e sudeste do estado mineiro, no Triângulo Mineiro, norte de São Paulo e no Rio de Janeiro. A Região Metropolitana de Belo Horizonte também terá chuvas frequentes durante todo o fim de semana.

Uma frente fria se afasta no mar, na altura do litoral do Espírito Santo, mas áreas de instabilidade ainda se formam sobre o interior das regiões  Sudeste e do Centro-Oeste do Brasil. Baixas pressões atmosféricas se desenvolvem sobre estas regiões reforçando as áreas de instabilidade que já estão ativas.

Outras áreas de nuvens carregadas crescem no Norte e no Nordeste com o predomínio de ar quente e úmido

A zona de convergência intertropical (ZCIT) está atividade sobre a costa norte do Nordeste do Brasil

Alertas meteorológicos para  26/01/2023 – quinta-feira

Atenção para o risco de chuva forte nas capitais Belo Horizonte, VitóriaCuiabáGoiâniaBrasíliaTeresina, São Luís, BelémMacapáManausPalmasRio Branco e Porto Velho.


Aviso especial: perigo para temporais e chuva volumosa, com potencial para alagamentos e enchentes na região no centro e sul do norte do Espírito Santo,  no vale do Jequitinhonha (MG) e Noroeste de Minas Gerais, no Distrito Federal

Alerta para temporais no centro do Espírito Santo, no vale do Rio Doce (MG) e centro-oeste de Minas Gerais, em Goiás, em Mato Grosso, no sudeste do Amazonas, no centro-sul do Pará , no centro-sul e oeste do Tocantins, no Maranhão (exceto no sul do estado), no oeste do Piauí e nordeste do Pará.

Atenção para a chuva moderada forte, com raios e fortes rajadas de vento no Triângulo Mineiro, no sul do Espírito Santo, em Rondônia, no Acre, no Amazonas (exceto no noroeste e sudeste do estado), no norte leste do Pará, no norte do Tocantins,  no Oeste e Sudoeste da Bahia, no Vale do São Francisco, no oeste e sul do Ceará, no Piauí, no Maranhão (exceto no sul do estado), 

Atenção para o ar seco, com níveis de umidade do ar entre 21% e 30% no centro, norte e oeste do Paraná, no centro-sul de Mato Grosso do Sul, no centro e oeste de São Paulo e na áreas ao norte da Grande São Paulo e da capital paulista.

Fonte: INMET/ Clima Tempo

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM