
Modelo futurista também opera com conectividade 5G para controle remoto; China apresenta primeiro trator elétrico autônomo movido a hidrogênio.
O Instituto Nacional de Inovação e Criação de Máquinas Agrícolas (CHIAIC) da China apresentou, em junho, o primeiro trator elétrico com células de hidrogênio como combustível. O modelo ET504-H é autônomo e também pode ser controlado remotamente graças à tecnologia de comunicação 5G.
A máquina foi desenvolvida pela CHIAIC em conjunto com o Instituto de Pesquisa de Equipamentos Avançados de Tianjin, vinculado à Universidade de Tsinghua.
Durante o lançamento, o professor Zhao Chunjiang, responsável pela equipe de desenvolvimento, afirmou que o veículo representa uma “nova geração de equipamentos de máquinas agrícolas ecológicas e inteligentes para ajudar a promover o desenvolvimento da agricultura inteligente”.
Operação
Com uma aparência futurista, o trator possui células a combustível de hidrogênio que são ativadas quando o veículo está em movimento ou quando submetido a esforços leves.
Para suportar trabalhos mais pesados, o sistema foi equipado com baterias de lítio que entram automaticamente em operação para fornecer energia adicional.
O ET504-H tem tração 4 × 4 e um motor intermediário central que aciona as duas rodas traseiras, enquanto cada roda dianteira possui seu próprio motor elétrico independente.

- De olho na cigarrinha: como garantir a produtividade da pecuária em 2025
- Conheça o melhor touro Nelore da história
- Filmes e séries imperdíveis para apaixonados por cavalos
- Com cerca de 105.000 cabeças de gado, fazenda brasileira é maior que várias nações
- Inteligência artificial desempenha papel fundamental para o futuro da cana-de-açúcar brasileira
Devido à tecnologia 5G, é possível monitorar remotamente não apenas a operação do trator em tempo real, mas também o ambiente de trabalho ao seu redor, para verificar se o veículo não danificou as plantações.
Confira o trator futurista em ação:
Fonte: Ag Evolution