GACC informou nesta sexta-feira (16) que concedeu a habilitação de 20 frigoríficos, de sete países, que atendem aos requisitos para exportar carne bovina, suína e de aves à China.
A Administração Geral de Alfândegas da China (Gacc, na sigla em inglês) informou nesta sexta-feira (16) que concedeu a habilitação de 20 frigoríficos, de sete países, que atendem aos requisitos para exportar carne bovina, suína e de aves à China. Os nomes das empresas não foram divulgados e não há frigoríficos brasileiros na lista de habilitações.
Para a importação da carne de aves, o órgão habilitou cinco empresas que se dividem entre Rússia e Tailândia. A Gacc aprovou ainda o registro de 15 empresas de carne (13 de bovinos, uma de aves e uma de suínos), entre Itália, Rússia, Argentina e Países Baixos, que atendem aos requisitos para operar na China.
Desde meados de 2020, com o agravamento da pandemia, a China mudou o seu esquema de importação de carnes e iniciou uma série de suspensões temporárias de compras de vários países, que vem enfraquecendo conforme o país tem retomado a abertura econômica e afrouxado as medidas de segurança em virtude da pandemia de covid-19, motivo alegado extraoficialmente pelo governo chinês.
Exportação brasileira de carne bovina pra China
As exportações brasileiras de carne bovina in natura atingiram em maio o maior volume de 2023 e também um recorde para o mês. Segundo pesquisadores do Cepea, esse resultado se deve à intensificação dos envios à China. Dados da Secex mostram que o Brasil escoou a todos os destinos 168 mil toneladas de carne bovina em maio, expressiva alta de 52,7% frente à quantidade de abril/23 e 10% acima da de maio/22.
À China, especificamente, depois de as exportações terem totalizado apenas 54 mil toneladas em março/23 e 40,5 mil toneladas em abril/23 – devido à suspensão dos envios por conta de casos atípicos de “vaca louca” no Brasil –, foram escoadas em maio 110,98 mil toneladas, 15,7% a mais que em maio/22, ainda de acordo com dados da Secex.
Pesquisadores do Cepea destacam que a última vez que o volume exportado ao país asiático havia ficado acima de 100 mil toneladas foi em outubro/22, quando 128,57 mil toneladas de carne bovina brasileira tiveram como destino a China.
Dados preliminares de exportações de junho da Secex provam que os movimentos da China em relação ao mercado de carne brasileiro ainda estão firmes.
Até o enceramento da segunda semana deste mês, o Brasil já escoou 70,32 mil toneladas de carne in natura, com a média de embarque diário de 11,72 mil toneladas. Se esse ritmo se mantiver até o final de junho, o volume exportado pode ultrapassar as 240 mil toneladas.
Apenas 7,7% dos produtores pessoa física ficaram inadimplentes
A visão por porte identificou que, ainda no terceiro trimestre de 2024, os pequenos produtores pessoa física foram os menos impactados pela inadimplência, registrando uma taxa de apenas 6,9%.
Continue Reading Apenas 7,7% dos produtores pessoa física ficaram inadimplentes
Governo sanciona lei para acelerar a transição energética no Brasil
A medida prevê o financiamento de projetos de desenvolvimento sustentável e a promoção da geração e uso eficiente da energia de baixo carbono.
Continue Reading Governo sanciona lei para acelerar a transição energética no Brasil
Você sabe o que é agricultura regenerativa?
PepsiCo, Mars, Nestlé, Unilever e outras companhias precisam que o mundo entenda uma prática – a agricultura regenerativa – da qual ainda não há um consenso fechado sobre sua definição; entenda
Continue Reading Você sabe o que é agricultura regenerativa?
Fávaro realiza visita técnica no Piauí e destaca investimentos na geração de oportunidades para a agricultura
Conforme levantamento do IBGE, o Piauí registrou crescimento de 384% no valor da produção agrícola nos últimos oito anos.
JBS doa 3 milhões de tags para rastreabilidade de rebanhos
A meta é realizar a rastreabilidade de rebanhos de bovinos e búfalos do Estado até o fim de 2026 – o Pará tem o segundo maior rebanho do país. Serão distribuídos 3 milhões de tags.
Continue Reading JBS doa 3 milhões de tags para rastreabilidade de rebanhos
Piscicultura brasileira apresenta aumento recorde nas exportações
O aumento dos embarques de filés frescos foi o principal fator responsável pelo incremento das exportações em 2024, atingindo US$ 36 milhões.
Continue Reading Piscicultura brasileira apresenta aumento recorde nas exportações