
Autoridades brasileiras defendem, juntamente com o Governo do Rio Grande do Sul, fim completo do embargo e destacam controle sanitário exemplar
Durante o Salão Internacional de Proteína Animal (Siavs), em São Paulo, o presidente da Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav), José Eduardo dos Santos, confirmou nesta quarta-feira (7) que a China anunciou a retomada das compras de carne de frango e derivados do Brasil, exceto do Rio Grande do Sul.
Na noite anterior, o México também confirmou que o Brasil pode retomar suas vendas de carne de frango ao país, mas o Rio Grande do Sul permanece suspenso.
O presidente da Asgav espera que a China e o México retomem as compras do Rio Grande do Sul em breve. “Para a China, acredito que a retomada possa ocorrer dentro de 15 dias”, afirmou Santos.
Exportações do Rio Grande do Sul
Durante o Siavs, a demora na retirada dos embargos às exportações avícolas do Rio Grande do Sul foi debatida por lideranças da cadeia produtiva, autoridades e representantes do serviço oficial. O estado enfrentou um problema sanitário recente, um caso isolado da doença de Newcastle, que foi erradicado com sucesso graças ao trabalho conjunto dos serviços técnicos do Ministério da Agricultura e da Secretaria Estadual de Agricultura.
“Já derrubamos o autoembargo e também comunicamos à Organização Mundial de Saúde Animal o encerramento do foco. Ainda assim, alguns países mantêm embargos. Pedimos que o governo estadual e o Mapa reforcem que o Brasil cumpriu o seu papel e que não há mais motivo para manter o embargo. Fizemos um trabalho exemplar de erradicação, controle e vigilância”, destacou o presidente executivo da Asgav, Eduardo Santos.
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), também defendeu a suspensão dos embargos. “O fim da doença foi decretado pelo Mapa e temos total garantia da segurança sanitária da nossa produção. Seguimos ao lado dos produtores nessa luta”, reforçou o governador no estande da entidade. Ele salientou a importância da integração do segmento, com um olhar não apenas comercial, mas também para a relevância de ter uma estrutura técnica capacitada e alinhada em conhecimentos.
Siavs
Nesta semana, a Asgav lidera uma comitiva de cerca de 60 pessoas, representantes da cadeia de produção de aves e suínos, durante o Siavs. A delegação inclui empresários, produtores e profissionais do serviço oficial.
“Esta terça-feira foi muito produtiva, um dia de muitas informações positivas, com o posicionamento do Mapa e do governador do Rio Grande do Sul”, disse Santos, lembrando a qualidade da feira. “É uma feira muito boa, com muitos expositores, muita tecnologia e participação de empresas de pequeno, médio e grande porte e produtores. Ela reflete a pujança da produção de proteína animal brasileira, que representa o motor da economia brasileira.”
Agroindústria avança, mas quebra de safra compromete resultado da cadeia produtiva em 2024
O resultado da agroindústria foi influenciado sobretudo pelo forte avanço registrado na indústria de biodiesel, de 20,45%.
No Senado, CNA debate moratória da soja
O presidente da Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas da CNA, afirmou que o acordo impõe ao setor produtivo restrições cada vez mais severas e unilaterais.
Comissão de Agricultura rejeita proposta de penhora de imóveis rurais para reforma agrária
Para Pedro Lupion, transferir propriedades privadas sem garantias claras aos proprietários gera instabilidade no campo.
Investimento produtivo cresce 6,9% em 2024, mostra indicador do Ipea
O desempenho de 2024 é o melhor desde 2021, quando a FBCF apresentou ampliação de 19,03% sobre o ano de 2020.
Continue Reading Investimento produtivo cresce 6,9% em 2024, mostra indicador do Ipea
Paraná: Deral eleva projeção de safra de soja 2024/25 para 21,32 milhões de t
A colheita da primeira safra já alcançou 100% da área de 5,79 milhões de hectares e está sendo comercializada gradualmente.
Continue Reading Paraná: Deral eleva projeção de safra de soja 2024/25 para 21,32 milhões de t
Brasil e China assinam protocolo para abertura de mercado de pesca extrativa
Com o anúncio, o agronegócio brasileiro alcança 350 aberturas e amplia o acesso dos pescados brasileiros ao mercado chinês.
Continue Reading Brasil e China assinam protocolo para abertura de mercado de pesca extrativa