China deve habilitar cerca de 20 frigoríficos este mês

A maioria dessas auditorias foi realizada presencialmente em dezembro, enquanto algumas ocorreram de forma online neste mês, conforme informou uma fonte; confira

China planeja habilitar cerca de 20 frigoríficos brasileiros até o final deste mês para ampliar as exportações de carnes, conforme revelado por fontes da indústria. A decisão, prevista pelas autoridades brasileiras até sábado (3/02), pode ser adiada devido às festividades do Ano Novo Chinês, que ocorrem de 10 a 17 de fevereiro.

Nos últimos dois meses, as autoridades chinesas auditaram 44 plantas, com a expectativa de habilitar aproximadamente 20 delas, principalmente voltadas para a exportação de carne bovina. A maioria dessas auditorias foi realizada presencialmente em dezembro, enquanto algumas ocorreram de forma online neste mês, conforme informou uma fonte.

Alcides Torres, proprietário da Scot Consultoria, destacou que as novas habilitações podem evitar aumentos nos preços da tonelada exportada para a China e na arroba do boi gordo destinada ao mercado chinês. No entanto, a habilitação de frigoríficos no interior do Brasil pode resultar em elevação dos preços para “bois China” em regiões com oferta limitada.

A abertura do mercado chinês para mais empresas também pode impactar a consolidação do setor, fortalecendo economicamente as companhias exportadoras, que recebem em dólar. Isso cria uma distância em relação às empresas voltadas apenas para o mercado interno. Torres ressalta que isso é positivo para os chineses, que buscam diversificar seus fornecedores.

Em uma recente entrevista, o secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Roberto Perosa, mencionou que habilitar metade das plantas auditadas seria um recorde. Relatórios técnicos das auditorias foram enviados pelos chineses ao governo brasileiro e às empresas inspecionadas para correções detalhadas.

O Brasil está otimista quanto ao avanço das relações bilaterais com a China, que celebram 50 anos em 2024. O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, planeja visitar Pequim no meio do ano, enquanto o presidente chinês, Xi Jinping, tem planos de vir ao Brasil para participar das reuniões do G20.

Além disso, o Brasil está trabalhando na revisão do protocolo sanitário em relação à doença “mal da vaca louca“, visando evitar interrupções no comércio de carne bovina em caso de casos atípicos que não representem riscos sanitários significativos, conforme ocorreu em 2023.

Escrito por Compre Rural.

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Juliana Freire sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM