
A China é o principal destino das exportações brasileiras de carne bovina, consolidando-se nos últimos anos como o maior parceiro comercial do Brasil em proteínas animais.
O governo brasileiro toma nota da comunicação, pelo Ministério do Comércio da China, do início de investigação para fins de aplicação de medidas de salvaguarda sobre as importações de carne bovina por aquele país.
A investigação, aberta na data de hoje (27/12), abrange todos os países exportadores de carne bovina para a China e deverá analisar o período que compreende o ano de 2019 até o primeiro semestre de 2024. A investigação deverá ter a duração de oito meses. Não há, em princípio, a adoção de qualquer medida preliminar, permanecendo vigente a tarifa de 12% “ad valorem” que a China aplica sobre as importações de carne bovina.
A China é o principal destino das exportações brasileiras de carne bovina, consolidando-se nos últimos anos como o maior parceiro comercial do Brasil em proteínas animais. Em 2024, as exportações brasileiras de carne bovina para o país somaram mais de 1 milhão de toneladas, representando aumento de 12,7% em relação ao mesmo período de 2023.
Durante os próximos meses, e seguindo o curso e os prazos legais da investigação, o governo brasileiro, em conjunto com o setor exportador, buscará demonstrar que a carne bovina brasileira exportada à China não causa qualquer tipo de prejuízo à indústria chinesa, sendo, pelo contrário, importante fator de complementariedade da produção local chinesa.
O governo brasileiro reafirma seu compromisso em defender os interesses do agronegócio brasileiro, respeitando as decisões soberanas do nosso principal parceiro comercial, sempre buscando o diálogo construtivo em busca de soluções mutuamente benéficas.
Fonte: GOV.BR
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Fenagra é palco de oportunidades, negócios, atualização e tendências do setor da agroindústria Feed & Food
Evento contará com 230 empresas expositoras e 11 congressos técnicos para a troca de informação, conhecimento, inovação, tecnologia e investimento.
Mato Grosso exporta 145 mil toneladas de carne bovina no primeiro trimestre do ano
No cenário nacional, as exportações de carne bovina totalizaram 746,1 mil toneladas, um aumento de 11% em relação ao primeiro trimestre do ano anterior.
Continue Reading Mato Grosso exporta 145 mil toneladas de carne bovina no primeiro trimestre do ano
Colheita finalizada: Frísia orienta produtores sobre os próximos passos no campo
Pós-colheita exige atenção com o solo, finanças e práticas sustentáveis para garantir o sucesso da próxima safra.
Continue Reading Colheita finalizada: Frísia orienta produtores sobre os próximos passos no campo
Anec reduz previsão para exportação de soja do Brasil, mas vê alta anual em abril
No acumulado do primeiro trimestre, a exportação de soja do Brasil aumentou cerca de 1 milhão de toneladas ante o mesmo período do ano passado.
Continue Reading Anec reduz previsão para exportação de soja do Brasil, mas vê alta anual em abril
Setor Produtivo defende Código Florestal e impactos críticos da Moratória da Soja em audiência no Senado
O debate trouxe à tona o clamor de produtores rurais e representantes do setor agropecuário diante de medidas que violam a soberania nacional.
Preço de ingredientes do prato feito tem queda em São Paulo em março
A carne bovina, item de maior peso na composição do prato, registrou recuo de 1,16%. No acumulado deste ano, a queda chega a 0,49%.
Continue Reading Preço de ingredientes do prato feito tem queda em São Paulo em março