Uma operação de embarque, realizada no Porto de Imbituba, no Sul catarinense, exportou 3.595 bois para a Turquia; A carga foi a bordo do navio Shorthorn Express. Confira!
Na última sexta-feira (30), foi realizada no Porto de Imbituba, no Sul catarinense, a operação de embarque de gado vivo no navio “Shorthorn Express”, especializado nesse tipo de transporte. Foram exportados 3.595 bois com destino à Turquia. Imbituba é o único porto que opera cargas vivas em Santa Catarina. O embarque de terneiros no complexo portuário é realizado desde 2016 e a última exportação desta carga ocorrida em novembro de 2019.
A operação realizada ao longo da sexta-feira foi concomitante pelos servidores da SCPAR Porto de Imbituba e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A agência marítima Imbituba agenciou o navio e fez o despacho aduaneiro da carga e a empresa Simetria Logística foi a responsável pelo embarque no porto.
A viagem tem duração de 18 dias. Atualmente, Imbituba é o único porto que opera cargas vivas em Santa Catarina. A operação é realizada desde 2016, mas a última exportação havia ocorrido em novembro de 2019.
Os animais que vão abastecer o mercado euroasiático vêm de propriedades rurais dos três estados da Região Sul do Brasil. Antes de serem embarcados, os gados ficaram em quarentena durante 21 dias no Estabelecimento Pré-Embarque (EPE), localizado na cidade de Capão Alto (SC). Além de questões sanitárias, também é fiscalizado o cumprimento de pré-requisitos de bem-estar animal.
A AMIL (Agência Marítima Imbituba) agenciou o navio e fez o despacho aduaneiro da carga. A empresa Simetria Logística foi a responsável pelo embarque no porto.
Conforme explica Fúlvio Rosar Neto, superintendente do Mapa em Santa Catarina, os animais aptos para exportação têm todos o seu Certificado Zoossanitário Internacional (CZI), que atesta a procedência e o atendimento das condições sanitárias exigidas. “Esse trabalho é realizado pelo Ministério da Agricultura, nós acompanhamos o embarque e estava tudo dentro das normas legais, então avaliamos que foi um sucesso essa operação”, garantiu Fúlvio.
Especializado no transporte do animal, o navio tem viagem estimada de 18 dias até o desembarque.
“Esta operação foi iniciada e teve atenção e cuidados redobrados, mesmo antes de o navio atracar. Nossa equipe atuou para que o atendimento no porto fosse o mais rápido possível, desde o acesso ao complexo portuário, e o trabalho conjunto e responsável com os agentes envolvidos fizeram com que o trabalho ocorresse tranquilamente, conforme programado”, explicou o diretor-presidente da SCPAR Porto de Imbituba, Luís Antonio Braga Martins.
Além de questões sanitárias, é fiscalizado o cumprimento de pré-requisitos de bem-estar animal.
Conforme explica Fúlvio Rosar Neto, superintendente do MAPA em Santa Catarina, os animais aptos para exportação têm todos o seu CZI (Certificado Zoossanitário Internacional), que atesta a procedência e o atendimento das condições sanitárias exigidas.
“Esse trabalho é realizado pelo Ministério da Agricultura, nós acompanhamos o embarque e estava tudo dentro das normas legais, então avaliamos que foi um sucesso essa operação”, ressaltou Fúlvio.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.
Na segunda-feira, 3, o governo dos EUA suspendeu por 30 dias a imposição de tarifas de 25% sobre produtos do México e do Canadá. Continue Reading EUA: tarifas contra Canadá e México elevariam preços de máquinas agrícolas A comercialização do produto tem se mostrado enfraquecida, refletindo a “queda de braço” entre vendedores e compradores. Continue Reading Média mensal do arroz é a menor desde agosto de 2023 O trabalho, coordenado pela Gerência de Saúde e Segurança do Trabalho (Geset), é fundamental para prevenir a entrada e disseminação de pragas agrícolas. Continue Reading Porto de Santos intensifica ações de tratamento e controle de pragas em 2024 Usado cada vez mais em propriedades que querem aumentar o peso à desmama e consequentemente engordar o gado mais rapidamente. O uso da técnica de suplementação alimentar de bezerros de corte denominada de creep feeding contribui de forma significativa para aumentar o peso à desmama, reduzir os casos de enfermidades e de uso de medicamentos…
Continue Reading Gado de corte: Implantação de creep feeding O Indicador CEPEA/ESALQ do café arábica tipo 6, bebida dura para melhor, posto na capital paulista, inicia fevereiro com máximas.
Continue Reading Indicador do café arábica também atinge recorde real diário Alguns vendedores estiveram ativos no spot nacional ao longo de janeiro, mas a demanda desaquecida explica o enfraquecimento das cotações.
EUA: tarifas contra Canadá e México elevariam preços de máquinas agrícolas
Média mensal do arroz é a menor desde agosto de 2023
Porto de Santos intensifica ações de tratamento e controle de pragas em 2024
Gado de corte: Implantação de creep feeding
Indicador do café arábica também atinge recorde real diário
Preço do algodão se enfraquece em janeiro