A tragédia que atingiu a família de produtores de leite, aconteceu dias antes do Natal; Infelizmente, o incêndio atingiu o galpão e matou 140 vacas, ou seja, perderam tudo da noite para o dia.
A família Mueller em Strawn, Illinois, é muito parecida com 97% das fazendas familiares de gado leiteiro em todo o país. As gerações anteriores a construíram e as gerações posteriores trabalharam arduamente para manter a rica tradição. Décadas de memórias. Décadas de trabalho duro. Décadas superando os altos e baixos que a pecuária leiteira traz. Três dias antes do Natal, no dia 22 de dezembro, seu celeiro de gado pegou fogo e a fazenda de gado leiteiro dos Mueller sofreu uma perda enorme.
Um incêndio começou e se espalhou rapidamente com os ventos fortes. Aproximadamente 20 veículos de emergência de vários corpos de bombeiros vizinhos saíram no clima traiçoeiro para ajudar a combater o incêndio. Muitos membros da comunidade também vieram oferecer uma ajuda para conter o fogo e ajudar a salvar o máximo de vacas que pudessem.
Quase uma dúzia de bombeiros responderam ao incêndio no celeiro. Embora algumas vacas tenham morrido no incêndio, os bombeiros conseguiram resgatar outras, enquanto lutavam contra as temperaturas que levaram ao congelamento da água de suas mangueiras. Entre o vento e as temperaturas congelantes, o combate às chamas foi difícil.
A derrota ainda é difícil para John e Tray Mueller e Mark e Erika Mueller entenderem. A perda é substancial. A sala de ordenha e os estábulos do gado – uma perda completa. Equipamento que ajuda a operar a leiteria – destruído. E a maior parte do rebanho de 140 vacas de Mueller foi perdida no incêndio.
Com temperaturas abaixo de zero e sensação térmica superior a 30 graus negativos, a família e a comunidade fizeram o possível para apagar o fogo. Um vizinho próximo conta que a cena foi horrível.
“As vacas não saíam dos estábulos, corriam em direção ao calor”, diz um fazendeiro próximo.
Durante o incêndio, a eletricidade queimou e os portões automáticos não abriam”, contou um familiar. “Os celeiros se encheram de fogo, fumaça e caos“. Diante da situação, foi praticamente impossível conseguir salvar os animais que tentaram lutar contra as labaredas do incêndio que tomou conta da estrutura.
A família Mueller construiu um novo celeiro freestall para 130 vacas há vários anos. O celeiro original tinha dois celeiros anexos. Tudo isso – os celeiros originais, o novo celeiro freestall, a sala de ordenha e sua área de alimentação, todos pegaram fogo e foram todos destruídos durante a noite.
Tanta história perdida. Quatro gerações nesta fazenda familiar que começou como tantas, com avós determinados, e 15 vacas, gerações antes deles.
- CNA deve tomar ações legais contra Carrefour, afirma Tereza Cristina
- Mapa divulga marcas e lotes de café torrado desclassificados para consumo
- Ampliação de novos mercados ressalta qualidade da defesa agropecuária e dos produtos brasileiros
- Fávaro: “Quem ofender produtos brasileiros terá resposta à altura”, afirma ministro
- Carta do Carrefour foi muito fraca, diz Arthur Lira
A Mueller Family Dairy atualmente sustenta duas famílias e agradece que ninguém tenha sofrido ferimentos. Uma conta GoFundMe foi criada para ajudar a família.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.