Objetivo é cobrar explicações sobre declarações; requerimento foi aprovado em audiência conjunta das Comissões de Assuntos Econômicos e de Relações Exteriores.
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou um requerimento para ouvir o embaixador da França no Brasil, Emmanuel Lenain, e o CEO do Carrefour na França, Alexandre Bompard, sobre a declaração do Carrefour de suspender a compra de carnes do Mercosul. O requerimento foi apresentado nesta terça-feira, 26, pelo senador Wellington Fagundes (PL-MT), em audiência conjunta com a Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado, onde a senadora Tereza Cristina (PP-MS) já havia manifestado a intenção de protocolar o mesmo requerimento.
O parlamentar disse que a preocupação não é com o volume de carne bovina que o Brasil exporta para a França — o que representa hoje menos de 1% da exportação do setor — mas com a reputação da qualidade do produto brasileiro no mercado internacional, o que foi colocado em cheque pelos franceses.
“Eu falo aqui, como médico veterinário, que conheço muito bem a indústria frigorífica e de embutidos do Brasil. É uma das melhores do mundo. A nossa inspeção sanitária, com certeza, tem um dos maiores rigores do mundo. Então nós não podemos aceitar que um CEO de uma empresa venha colocar em dúvida a qualidade do nosso produto”, destacou o senador Wellington Fagundes.
O parlamentar também encabeçou uma nota de repúdio ao Grupo Carrefour, pelas declarações do CEO Alexandre Bompard, e ao presidente da França, Emmanuel Macron, que já antecipou que o país não irá assinar o acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul.
Durante a audiência, o senador Otto Alencar (PSD-BA) avaliou que a reação do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, foi correta. “O governo [brasileiro] também vai tomar as providências e realmente chamar o embaixador da França para mostrar as razões pelas quais essa iniciativa foi tomada. É preciso respeitar o Brasil e o agro brasileiro, que é muito importante para a nação e super bem qualificado do ponto de vista técnico pelos avanços que nós tivemos, sobretudo na pecuária de corte bovina” ressaltou o parlamentar.
Fonte: Agro Estadão
VEJA TAMBÉM:
- Inadimplência atinge 7,4% dos produtores rurais no segundo trimestre, aponta Serasa
- Peão fatura dois automóveis no mesmo final de semana em São Paulo
- Saiba tudo sobre a lei que regulamenta clonagem e material genético animal
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.