Atualização do IATFmax revela touros com desempenho superior em fertilidade; mercado de IATF cresce dois dígitos por ano no Brasil
De 2020 para 2021, o número de matrizes de gado de corte inseminadas artificialmente no Brasil saltou 24,6% de todas as fêmeas em idade reprodutiva. Dados foram divulgados pelo boletim eletrônico do Departamento de Reprodução Animal/FMVZ/USP elaborado pelo Prof. Pietro S. Baruselli. Em 2021 foram comercializados 26.480.025 protocolos, comparados aos 21.255.375 em 2019. Esses dados são indicativos de que 93,3% das inseminações no Brasil em 2021 foram realizadas por IATF, demonstrando a consolidaçãoo dessa tecnologia no mercado de insemina o artificial.
Atenta à isso, a ABS Pecplan, líder mundial no fornecimento de genética bovina, divulgou sua lista de touros das baterias Corte Europeu e Corte Zebu com certificação IATFmax, utilizada para identificar os animais com desempenho superior para fertilidade na inseminação artificial em tempo fixo (IATF). A nova lista soma 64 touros, incluindo 11 novas adições.
O Gerente de Treinamento e Projetos Corte da ABS, Cristiano Ribeiro, explica que a certificação IATFmax oferece segurança para o produtor, além de facilitar a tomada de decisão na hora de investir em genética.
“Ao utilizar a genética de um touro com certificação IATFmax, o produtor tem a segurança e a garantia de bons resultados de fertilidade. Mas vale ressaltar que a fertilidade não é a única vantagem dessa classificação. Os touros IATFmax também contam com avaliações genéticas positivas em outras categorias, o que garante ao produtor o melhoramento genético do seu rebanho”, descreve Cristiano.
A bateria Corte Zebu da ABS conta com 40 touros certificados, incluindo animais das raças Nelore, Nelore Mocho, Nelore CEIP, Tabapuã, Brahman e Guzerá. A lista Corte Zebu ainda conta com sete novas adições: Czar Mat.; D8396 da MN; Del Rei Mat.; Dick Sino; El Zorrero; Esteio Mat. e Legado RG.
Já para o Corte Europeu, o produtor pode encontrar 24 touros com certificação IATFmax, incluindo opções nas raças Angus, Brangus, Braford e Red Brangus. Entre eles, quatro são novas adições: Ace; Full Force; Identified e Profit Driven.
Certificação. Para obter a certificação IATFmax, um touro precisa cumprir uma série de requisitos técnicos: em primeiro lugar, é necessário que o animal atinja uma taxa de prenhez de, no mínimo, 54%. O touro também precisa somar 200 informações de DG e ser usado em três ou mais rebanhos.
Anualmente, o Grupo IATFmax, composto por especialistas ABS, realiza três atualizações da lista de touros com a certificação, assegurando a acurácia e a confiabilidade da classificação.
Confira os melhores touros no quesito fertilidade para os protocolos de IATF
Nelore Padrão
- 3T da Alô Brasil;
- B6033 FIV da S. Nice;
- Batman MAT.;
Nelore Mocho
- Consórcio RG;
- Desafio do Boticão;
- Épico RG;
Nelore CEIP
- QLT Original da Capivara;
- Valentino TUL;
Brahman
- MR Uber Maraba 1540;
Guzerá
- Caduceu da Capital;
Tabapuã
- Bolt da Dorn;
- Natur FIV do Golias;
Angus
- Ace;
- Black Magic;
- Command;
Brangus
- Final Cut;
- GAP Artilheiro;
- Pancho;
Red Brangus
- Gango;
- GAP Troller;
Braford
- Frontero
- Marquês
Para conferir a lista completa dos animais avaliados, acesse o site da ABS, clicando aqui.
O que é o IATFmax?
É uma análise robusta dos dados identificando de forma ágil touros jovens superiores em IATF para agregar valor e aumentar a lucratividade dos nossos clientes.