Ceasa suspende operações em Porto Alegre por conta de enchente

A Central de Abastecimento responde por 54% do comércio de hortifrútis no Rio Grande do Sul.

Porto Alegre e áreas circunvizinhas da região metropolitana enfrentam uma situação crítica devido às enchentes, o que levou à interrupção das operações na Central de Abastecimento do Rio Grande do Sul (Ceasa/RS), localizada na zona norte da capital. O espaço já tinha sido evacuado preventivamente na última sexta-feira, 3 de maio, ante o perigo de alagamentos.

A administração da Ceasa/RS declarou que o nível da água alcançou uma altura crítica, tornando insustentável qualquer atividade no local por motivos de segurança. “Dada a situação atual, todas as operações estão suspensas até que as condições se estabilizem e seja seguro retomar as atividades”, ressaltou em comunicado.

É importante destacar que a Ceasa/RS desempenha um papel vital na distribuição de hortifrútis, sendo responsável por mais da metade do abastecimento desses produtos em todo o estado. Apesar do fechamento temporário, Carlos Siegle, presidente da Ceasa/RS, assegurou em entrevista que a capital não enfrentaria escassez de alimentos pelo menos até o começo da semana seguinte.

Por outro lado, a Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) tranquiliza a população informando que as lojas ainda dispõem de estoque suficiente para atender os consumidores, mesmo com dificuldades pontuais no fornecimento de itens como água mineral, ovos e verduras. A Agas atribui esses contratempos a desafios logísticos e prevê uma normalização assim que as vias de acesso forem liberadas.

Conforme o governo do estado, na manhã desta segunda-feira, 6 de maio, a situação das estradas ainda é complicada, com 102 trechos de 58 rodovias afetados por bloqueios totais ou parciais, incluindo estradas e pontes. Atualmente, a única rota desobstruída para entrar ou sair de Porto Alegre é através de Viamão, pelas estradas RS-040 e RS-118.

Escrito por Compre Rural

LEIA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM