O Bashkir , também chamado de American Bashkir Curly Horse (Curlies Bashkir) é uma raça de cavalos que carregam um gene para um revestimento único de cabelo encaracolado (crinas e pelos).
É encontrado na América do Norte e do Sul. Como os cavalos curly chegaram mas Américas ainda e um mistério, afirma-se que foram documentados em obras de arte da Ásia em 161 a.C..
Sua origem ainda é desconhecida e assunto de muito debate. Bashkir é uma região da Rússia, mas não possui cavalos de pelo crespo. O revestimento crespo, que se assemelha a lã, não é a única coisa que fazem destes cavalos um animal especial e único, os Curly são a única raça de cavalos hipoalergênica. A maioria das pessoas alérgicas a cavalos tendem a ter menos reação a esta raça. Todas as pelagens são permitidas.
Variam em tamanhos, cores e tipos de contextura, embora todos tenham um gene que os distingue por dar-lhes pêlo enrolado. Tem um movimento amplo e audaz característico. Possui cascos duros e resistência excepcional. A maioria dos Curlies tem uma altura que varia normalmente entre 140 e 160 cm.
História
As origens do cavalo Bashkir não são conhecidos. No século XIX, o seu valor econômico foi reconhecido, e foram tomadas medidas para aumentar as suas habilidades de trabalho e as suas qualidades tradicionais como produtor de leite e carne. centros de criação foram criados em 1845.
O cavalo Bashkir foi cruzado com outras raças da antiga URSS (União Soviética) como por exemplo o a Rússia pesado Draught; cruzamentos experimentais com cavalos Kazakh e Yakutian também foram feitas.
Características
O Bashkir é um cavalo pequeno, de pé cerca de 142 cm na cernelha. É largo no corpo e fundo de peito, com uma circunferência torácica com média de cerca de 180 cm; ele tem uma grande cabeça e pescoço curto, baixa cernelha e uma parte traseira plana. As pernas são curtas, com ossos pesados; canhão de diâmetro ósseo pode chegar a 20 cm (10 pol). As cores mais comuns do revestimento estão baia, castanho, mouro e roan. A crina e cauda são grossos e o revestimento também é grossa e muitas vezes encaracolado. Um estudo de dois anos publicado em 1990 verificou-se que é pouco provável que ele seja descendente do cavalo norte americano Curly, que também tem uma pelagem crespa e pode ser chamado de “American Bashkir Curly”, descende da raça Bashkir.
Existem dois tipos distintos de Bashkir do cavalo:. A, mais leve tipo de montanha menor usada principalmente para a equitação, e um tipo estepe um pouco mais pesado. O cavalo Bashkir é notavelmente resistente. Rebanhos são geridos extensivamente, e permanecem em aberto no inverno, em condições de neve e nevasca, onde as temperaturas podem chegar a -40 ° C.
Uso
O cavalo Bashkir é usado para passeios e para lida com o gado e trabalho agrícola. Ele mostra notável resistência; há relatos de cavalos Bashkir carregando trenós na neve em distâncias de 120-140 km por dia.
Éguas Bashkir são produtores prolíficos de leite. O rendimento médio por ano é de 1500 até 2.100 kg em uma lactação de 240 dias, com as melhores éguas atingindo 2.700 kg de leite.
Fotos
Fontes: cavalosexoticos.blogspot.com.br | en.wikipedia.org/wiki/Bashkir_horse / Fotos abcregistry.org