
Uma possivel epidemia de raiva bovina alerta o agronegócio brasileiro e pode ter consequencias desastrosas
A raiva bovina é considerada uma das zoonoses de maior importância em saúde pública, não só por sua evolução drástica e letal, como também por seu elevado custo social e econômico. É uma antropozoonose transmitida ao homem pela inoculação do vírus presente na saliva e secreções do animal infectado, principalmente do morcego. Apresenta letalidade de aproximadamente 100%.
O que é a raiva bovina?
A raiva herbívora pode ser transmitida aos espécies mamíferas, equinos, bovinos, suínos, ovinos, cães e gatos. Os quadros clínicos se apresentam com sinal inicial de isolamento do animal, que se afasta do rebanho, apresentando certa apatia e perda do apetite, podendo apresentar-se de cabeça baixa e indiferente ao que se passa ao seu redor. Seguem-se outros sinais, como aumento da sensibilidade e prurido na região da mordedura, mugido constante, tenesmo, hiperexcitabilidade, aumento da libido, salivação abundante e viscosa e dificuldade para engolir (o que sugere que o animal esteja engasgado).
Com a evolução da doença, apresenta movimentos desordenados da cabeça, tremores musculares e ranger de dentes, midríase com ausência de reflexo pupilar, incoordenação motora, andar cambaleante e contrações musculares involuntárias.
Após entrar em decúbito, não consegue mais se levantar e ocorrem movimentos de pedalagem, dificuldades respiratórias, opistótono, asfixia e finalmente a morte, que ocorre geralmente entre 3 a 6 dias após o início dos sinais, podendo prolongar-se, em alguns casos, por até 10 dias.
Qual o epicentro dos casos?
O número de casos de raiva bovina disparou em Cascavel e já são 25 registrados oficialmente neste ano, de acordo com a Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná). Os registros ocorreram em 15 propriedades que ficam em diversas regiões da cidade: Linha Velha, Jangada Taborda, São Mateus, Jangadinha, Linha Scanagatta, São Salvador e Rio do Salto.
Contudo,o número de casos ainda pode ser maior, havendo a chance de que muitos casos ainda não foram reportados.
Como proceder após identificar a contaminação?
A partir dos sintomas, é necessário entrar em contato com a Adapar, para que todo encaminhamento necessário seja feito. “Existe vacinação para prevenir a doença, uma vacina muito eficiente, mas que muitos não aplicam. Tem que ser feita e é barata: em média três reais para duas doses”, orienta a fiscal Luciana Monteiro.
Para o ser humano que contrair a raiva bovina, também não há o que fazer. Do animal para nós, a raiva é transmitida em contato com a saliva do animal ou em caso de mordedura. “É por isso que notificar na propriedade é tão importante. Depois da morte do bicho, fazemos a coleta do material e confirmamos se o caso se trata de raiva ou não”. Quanto ao consumo da carne ou do leite do animal contaminado, ela garante que isso não transmite a doença ao ser humano. “Não há registro de transmissão dessa forma”.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.
Planejamento de roçadas: como aumentar a produtividade das pastagens e preservar o solo
O planejamento de roçadas é essencial para garantir a produtividade e a sustentabilidade na pecuária
Recebimento de cacau recua 67% no 1º trimestre de 2025
Os dados são compilados pelo SindiDados – Campos Consultores e divulgados pela Associação Nacional das Indústrias Processadoras de Cacau (AIPC).
Continue Reading Recebimento de cacau recua 67% no 1º trimestre de 2025
Plantio direto: a receita da agricultura brasileira contra os gases do efeito estufa
Sistema de plantio direto de grãos difundido pela Epagri conserva o solo, atua na mitigação do efeito estufa e promove alta produtividade
ANCP participou de simpósio sobre genética animal nos EUA
Futuro das avaliações genômicas que utilizam o método de passo único (Single Step) foi discutido; pesquisadores da América Latina, Europa e EUA participaram do evento
Continue Reading ANCP participou de simpósio sobre genética animal nos EUA
Vendas de Páscoa devem beneficiar 61 mil pequenos negócios em SP
Os ovos de Páscoa lideram as vendas dos pequenos negócios, citado por 74% dos entrevistados. Na sequência estão os chocolates em geral.
Continue Reading Vendas de Páscoa devem beneficiar 61 mil pequenos negócios em SP
Grãos/EUA: transporte ferroviário aumenta 3% na semana encerrada em 5 de abril
O volume representa aumento de 3% ante a semana anterior e de 7% em relação ao período correspondente do ano passado.
Continue Reading Grãos/EUA: transporte ferroviário aumenta 3% na semana encerrada em 5 de abril