Agricultor publica imagens e vídeos de tratores adaptados para o o plantio; de longe até parece o bat-trator usado pelo personagem dos quadrinhos Batman
Do campo para a cidade –– É nas redes sociais que muitas curiosidades do mundo rural acabam se destacando e viralizando entre internautas do mundo todo. O usuário @endurancedriver4 do Instagram publica muitas imagens de máquinas agrícolas e principalmente o seu dia-a-dia no campo. Em seu perfil é possível ver na descrição “Orgulho de trabalhar na fazenda“.
Agricultor na Holanda, ele se destacou nas últimas semanas publicando algumas imagens e vídeos de dois tratores um pouco diferente, um John Deere 6320 e outro Valtra, os dois foram adaptados para o plantio de cebolas na zona rural holandesa. Em uma das legendas das fotos publicadas em seu perfil ele até brinca – “Nave Espacial Valtra semeando conjuntos de cebola no primeiro ano“.
Formato do trator se assemelha muito com o batmóvel, veículo de combate usado pelo personagem dos quadrinhos Batman na lutar contra os vilões de Gotham City. Será que essa seria a inspiração do produtor, dono da máquina agrícola?
Por mais que algumas pessoas, especialmente da cidade, imaginem que a vida do “homem do campo” seja calma e tranquila, a verdade é que a rotina das plantações pode ser muito pesada. Assim como nas cidades, as fazendas evoluíram muito no decorrer das últimas décadas, e todas as tarefas relacionadas ao campo também foram transformadas e a tecnologia tem contribuído muito para essa mudança.
Holanda se destaca na agricultura de última geração
Com tecnologia de última geração e produção baseada em estufas, país europeu se torna referência mundial. Cultivo é feito em condições controladas, com uso reduzido de espaço, de água e de pesticidas. País mais conhecido mundialmente por suas tulipas, a Holanda é o segundo maior exportador agrícola do mundo. Cebolas, batatas e vegetais como tomate, pimentão e pimenta estão entre os produtos mais vendidos.
Os holandeses são o maior exportador mundial de batatas e cebolas e o segundo maior exportador mundial de legumes, globalmente e em termos de valor. Mais de um terço da totalidade do comércio mundial de sementes de legumes tem origem na Holanda.
Exportações de cebolas holandesas atingiram níveis recordes no final da temporada 2016/2017, chegou em quase 1,1 milhão de toneladas, um aumento de 4%, e o número de países onde as cebolas da Holanda chegaram ao seu destino aumentou para 130 países. Alguns destes novos destinos de exportação podem ser encontrados na costa leste da África, onde a população, bem como o consumo de cebolas está crescendo rapidamente. O Brasil está incluso nestes números, nós compramos 30.000 toneladas de cebolas holandesas na segunda metade da temporada.
Na imagem abaixo é possível ver a colheita da cebola na Holanda:
Mas então, porque essa adaptação?
Neste caso a adaptação foi concebida para diminuir a compactação de solo causado pelos pneus que estão em contato com o solo. O tráfego de máquinas agrícolas pode causar compactação e/ou adensamento nas camadas do perfil do solo, por causa da tração aplicada à superfície do terreno, quando do deslocamento do trator, o que produz uma deformação na estrutura do solo e, às vezes, promove o movimento das partículas que o compõem.
O grau de compactação do solo depende do tipo de rodado (pneus ou esteiras) da máquina utilizada. O uso de pneus de maior largura e tratores com tração nas quatro rodas promove uma menor compactação do solo, entretanto, outros fatores podem influenciar no processo de compactação, tais como: classe de solo, teor de umidade no momento de trafegar com as máquinas, sistema e freqüência de irrigação, e massa (peso) das máquinas, entre outros.
Todos os fatores que afetam a produtividade da lavoura precisam ser eliminados ou, ao menos, diminuídos. A compactação do solo está entre esses fatores, pois, além de outras coisas, impede a infiltração de água e faz com que raízes e plantas não se desenvolvam perfeitamente. As consequências são lavouras sem qualidade e com baixa produção. O tráfego de máquinas e implementos agrícolas está entre os motivos que ocasionam a compactação do solo.
O fato de produção e produtividade correrem o risco de serem afetadas já torna fundamental o entendimento das causas e das consequências do fenômeno denominado Compactação do Solo.
Quando um solo está compactado:
- As culturas e as raízes passam a se desenvolver menos;
- É percebível uma redução na produtividade e uma
- Dificuldade de infiltração de água, com a formação de enormes poças no pós-chuva.
O tráfego de tratores é mais preocupante no período chuvoso, devido ao excesso de umidade no solo, pois contribuem para o processo de compactação, devido à maior frequência da ocorrência de patinagem dos pneus. Nestas situações, a cobertura vegetal do solo é essencial por condicionar o aumento do teor de matéria orgânica, com consequente melhoria da sua estruturação, diminuição da densidade global do solo e aumento na porosidade total, reduzindo-se assim, os efeitos de adensamento e compactação.
O adequado manejo do solo é passo importante para a boa produtividade de todo tipo de cultura. No entanto, nas últimas décadas, a crescente degradação dos solos vem se tornando um problema preocupante. Estimativas da Global Soil Forum indicam que nos últimos 50 anos, a quantidade de terra agricultável per capita diminuiu cerca de 50% no mundo todo.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.