Caso de raiva é confirmado em Alfredo Wagner; entidade reforça a orientação para que os produtores na região vacinem seus animais
A Unidade Veterinária Local (UVL) da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) em Alfredo Wagner, região leste do estado, distante 90 quilômetros de Palhoça, confirma a notificação de um foco de raiva em bovino no município. A raiva é uma zoonose (doença que afeta animais e humanos) fatal e sem tratamento.
Diante da confirmação de caso, a Cidasc reforça a orientação para que os produtores na região vacinem seus animais (bovinos, ovinos, equinos…). Também é preciso estar atento a alterações na capacidade motora dos animais, como andar cambaleante e dificuldade respiratória. Estes podem ser sintomas da raiva.
O produtor também deve observar se há marcas de mordedura nos animais, que podem indicar que foram espoliados por morcegos. Os morcegos hematófagos (que se alimentam de sangue) podem ser vetores da raiva. A Cidasc deve ser notificada quanto à existência de animais com possíveis sintomas da doença ou do ataque de morcegos, para que as medidas necessárias para evitar novos casos sejam adotadas.
Como não há tratamento, a única forma de combater a raiva é manter os animais vacinados (tanto os de criação quanto os de estimação), protegendo assim os humanos também. A doença atinge o sistema nervoso, provocando danos que não há como recuperar.
A raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que acomete mamíferos, inclusive o homem, e caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente 100%. É causada pelo Vírus do gênero Lyssavirus, da família Rabhdoviridae.
Procure um médico veterinário para orientações sobre a vacinação e as doses de reforço.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.