Documento, Cartilha “Prefeito Amigo do Agro”, está sendo entregue a todos os candidatos a prefeito dos municípios paulistas com ideias de ações para incentivar a atividade rural
Candidatos a prefeitos no estado de São Paulo estão recebendo uma cartilha chamada de “Prefeito Amigo do Agro”. O material está sendo distribuído por 235 sindicatos rurais e foi elaborado pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP). A cartilha tem orientações práticas e recomendações para que os futuros gestores municipais possam implementar políticas públicas eficazes para o setor.
“Acreditamos que, ao fortalecer o setor agrícola e pecuário, estamos não apenas impulsionando a economia local, mas também criando oportunidades para um desenvolvimento mais equitativo e sustentável”, diz um trecho da cartilha.
O documento traz uma série de medidas consideradas necessárias pelo agronegócio paulista para promover o setor. As ações estão divididas em:
- Estrutura Governamental
- Serviços Públicos Essenciais
- Meio Ambiente e Sustentabilidade
- Comercialização
- Logística
- Agroindustrialização e Produção Artesanal
- Saneamento
- Educação Rural
- Segurança Pública
- Energia Elétrica e Comunicação
- ITR (Imposto Territorial Rural)
- Serviços à Agricultura
- Inovação e Tecnologia
- Patrulha Agrícola
- Política Agrícola
- Diversificação da Produção
No item “Política Agrícola”, por exemplo, estão sugestões para criação de programas municipais de crédito rural e de subvenção ao seguro rural inspirados nos modelos de Mogi das Cruzes, Lorena e Itatiba.
Entre os demais itens, destacam-se: criação de mercados públicos e feiras municipais para facilitar a venda direta dos produtores rurais aos consumidores; manutenção de estradas e pontes; implementar e fortalecer os serviços de inspeção municipal para garantir a qualidade e segurança dos produtos de origem animal e vegetal;
O presidente da FAESP, Tirso Meirelles, ressalta que o projeto Prefeito Amigo do Agro é uma carta de compromisso dos futuros prefeitos com o setor que representa 23,8% do PIB nacional e responde por 49% das exportações.
“Os prefeitos que decidem assinar esse compromisso tornam-se comprometidos com a sociedade inteira, porque estarão trabalhando para um Brasil melhor, ajudando diretamente na inclusão de produtos frescos e da estação na merenda escolar e nos mercados e feiras locais. Um prefeito ciente do seu papel no fortalecimento da cadeia produtiva é vital para o desenvolvimento econômico e social das cidades, e a segurança alimentar da população”, afirma Meirelles ao Agro Estadão.A cartilha traz um espaço em que o candidato pode assinar e devolver para a FAESP, como forma de aceite do compromisso.
Fonte: Agro Estadão