Santa Catarina foi responsável por 56,2% do volume e 58,1% da receita das exportações brasileiras de carne suína nos seis primeiros meses deste ano.
As exportações de carnes de Santa Catarina no primeiro semestre cresceram 3,5% em relação ao primeiro semestre do ano passado. Foram 939,4 mil toneladas de carnes entre frangos, suínos, perus, patos e marrecos, bovinos e outros, disse o Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa), com base em dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
A receita no período foi de US$ 1,89 bilhão, queda de 8% na comparação com 2023. Segundo o Epagri, a queda comparativa nas receitas deve-se à redução nas cotações das carnes no mercado internacional. “Em quantidade e receita, esse é o segundo melhor resultado da série história desde 1997”, destacou em nota. Considerado apenas o mês de junho, a exportação catarinense somou 156 mil toneladas de carnes, alta de 2,8% em relação aos embarques de maio de 2024. A receita foi de US$ 317 milhões, alta de 2%.
Santa Catarina foi responsável por 56,2% do volume e 58,1% da receita das exportações brasileiras de carne suína nos seis primeiros meses deste ano. No semestre os embarques de carne suína do estado atingiram 331,3 mil toneladas, aumento de 3,6% em relação aos embarques do primeiro semestre de 2023.
O estado também respondeu por 22,3% da quantidade e por 23,5% da receita com as exportações brasileiras de carne de frango nos seis primeiros meses deste ano. No acumulado do período, as exportações de carne de frango atingiram 563,5 mil toneladas, alta de 3,5% em relação ao mesmo período do ano passado.
Fonte: Estadão Conteúdo
VEJA TAMBÉM:
- Ministro Fávaro realiza reunião com representante da indústria de ovos no Brasil
- Cuba abre mercado para exportação de quatro produtos do agronegócio brasileiro
- Câmara aprova fundo de investimento e facilita recursos para ferrovia Transnordestina
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.