Carne premium: produtores discutem cruzamento entre gado leiteiro e Angus

Técnica Beef on Dairy é sucesso nos EUA e surge como nova oportunidade para os criadores brasileiros; Produtores da Frisia discutem cruzamento entre gado leiteiro e Angus

O cruzamento de vacas leiteiras com touros Angus será discutido em encontro entre produtores e especialistas em pecuária. A técnica, conhecida como Beef on Dairy, é uma tendência mundial. O evento promovido pela Associação Brasileira de Angus acontece nesta quarta, 30, na Cooperativa Frisia (Pavilhão Digital Agro – Expofrisia), em Carambeí (PR). Os produtores presentes vão ser atualizados das últimas ações de fomento do Programa Carne Angus Certificada, em vigor há 21 anos.

No encontro, ainda está prevista visita ao confinamento da Fazenda Rincão, onde será observado, na prática, o desenvolvimento da produção Beef on Dairy conduzida no Paraná. 

A ideia é simples: vacas das raças leiteiras Holandês e Jersey são cruzadas com touros Angus, famosa pela carne macia e valorizada. Como resultado, obtém-se uma proteína de alta qualidade, utilizada para atender às exportações do mercado premium. 

O método já é um sucesso nos Estados Unidos e começa a chamar a atenção no Brasil. O pesquisador e especialista em confinamento, Pedro Carvalho, será o responsável por apresentar a produção de carne proveniente do rebanho leiteiro nos EUA, os desafios e as oportunidades deste cruzamento para a pecuária brasileira. 

Além disso, representantes das principais centrais de melhoramento genético também vão destacar os ganhos genéticos tanto para os criadores de gado de leite como de corte. “Esse cruzamento, além de impulsionar o volume de produção de carne premium e o mercado de venda de sêmen de touros Angus, mostra ser uma oportunidade para criadores de leite de diversificação do seu negócio, trazendo novas fontes de renda”, explica em nota a gerente do Programa da Carne Angus, Ana Doralina.

Atualmente, a carne Angus é exportada para 41 países. No primeiro semestre de 2024, as exportações cresceram 7,8% em comparação com o mesmo período do ano passado, somando 1,3 mil toneladas vendidas. China, Chile, Holanda e Arábia Saudita foram os maiores compradores neste período.

Fonte: Agro Estadão

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.

Fundos agrícolas já podem ser indicados à calculadora da Receita

A partir de agora, todos os meses, os investidores deverão indicar a situação dos investimentos em ações, fundos imobiliários e fundos agrícolas no fim do mês anterior para que o ReVar calcule automaticamente o Imposto de Renda a ser pago até o último dia do mês corrente.

Continue Reading Fundos agrícolas já podem ser indicados à calculadora da Receita

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM