Carne de Zebu: eficiência de touros PO na produção de carne

Estudo no campo vai avaliar a genética do touro PO para a produção de carne em rebanhos comerciais.

A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) apresentou essa semana ao mercado o projeto Carne de Zebu. A intenção da entidade é mostrar a eficiência da utilização de touros PO na produção de carne.

“Faremos esse estudo a campo em rebanhos comerciais, entregando ao mercado dados específicos dessa genética registrada para a produção de carne de qualidade”, comenta Henrique Ventura, Superintendente Adjunto de Melhoramento Genético da ABCZ.

O projeto está em fase experimental. Para essa etapa piloto, a parceira da ABCZ é a seleção 3R, em Mato Grosso do Sul, do criador Rubens Catenacci, que se voluntariou para participar do programa. “A carne de qualidade depende da precocidade e é isso que nós, pecuaristas, temos que preocupar em fazer. Esse é o caminho”, comemora o pecuarista. .

Os animais terão controle zootécnico até o abate, com suporte da equipe técnica da ABCZ. O técnico da ABCZ, Haroldo Vellasco, detalha que os animais serão pesados ao desmame e ao sobreano, sendo que nesta última fase será medido o perímetro escrotal de todos os animais, avaliação visual e ultrassonografia de carcaça. “E no abate técnico avaliaremos a qualidade da carne”, afirma.

Para garantir que todos os touros serão testados em condições iguais, os acasalamentos serão ao acaso e com o mesmo número de vacas. Serão utilizados os melhores touros avaliados no PMGZ, incluindo os classificados no PNAT (Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens). Cada rebanho colaborador do projeto Carne de Zebu, obrigatoriamente, avaliará genética de 10 reprodutores diferentes. “Com esses dados, conseguiremos ter acesso às DEPS de qualidade de carcaça e de qualidade de carne dos nossos animais”, afirma o superintendente Henrique Ventura.

Para saber mais sobre o projeto piloto Carne de Zebu, acesse o vídeo:

Fonte ABCZ

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM