Programa Carne Angus Certificada inicia abates na Bahia em parceria com a VPJ Alimentos. Foco em rentabilidade para o produtor e expansão da genética no Nordeste.
O Programa Carne Angus Certificada realizou, pela primeira vez, abates na Bahia e, com isso, atingiu certificação de carcaças premium nas cinco regiões do Brasil. Depois de anos de fomento de rebanhos Angus no Nordeste, o abate foi feito em Luís Eduardo Magalhães (BA) para o parceiro VPJ Alimentos. O objetivo é atingir 200 cabeças/mês e complementar a produção de carne Angus Certificada porcionada na unidade do grupo paulista em Pirassununga (SP).
Segundo o gerente nacional do Programa Carne Angus Certificada, Maychel Borges, a ação no Nordeste representa a presença em um importante mercado e completa a ação do programa nas cinco regiões brasileiras. “O agronegócio na Bahia está crescendo e se desenvolvendo em alta velocidade. O programa vem para dar rentabilidade aos produtores que usam a genética Angus na região. Nosso próximo desafio é consolidar essas ações no estado baiano para que esses produtores possam usufruir de margens que a carne de qualidade entrega“, afirmou Borges.
Conforme o gerente de suprimentos da VPJ Alimentos, Michel Araújo, a procura crescente por carne Angus por parte dos consumidores justifica a aposta em novas regiões de abate. “Estamos investindo na região há algum tempo, com a introdução da genética Angus na região e com venda de ótimos reprodutores, sêmen e embriões“, destacou Araújo. O primeiro abate teve certificação de 100% das cabeças entregues, atingindo média de 435 kg/vivo e 230,7 kg de carcaça. Com 23 anos de operação, o programa conta com 60 plantas de 30 frigoríficos credenciados, distribuídos por 13 estados e consolidando-se como o maior programa de certificação de carne do Brasil.
Araújo também destacou o aumento da criação de genética Angus no Nordeste, incluindo a realização de eventos da raça, como leilões presenciais de reprodutores. “Apostamos que logo será uma região com muita oferta e garantimos a preparação de novos lotes para abate”, finalizou.
VEJA MAIS:
- Calendário da Pesca: Confira quando termina o período de defeso em 2026
- Por que a onça prefere o seu bezerro? A ciência por trás do ataque e como evitar
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.