Frente fria atuará na Região Sul e temperaturas podem chegar a 40°C em áreas do Centro-Oeste e Nordeste; Confira a previsão do tempo para o carnaval e o alerta do Inmet para o período
Nesta sexta-feira (13), início do período de Carnaval, a previsão indica chuva em todas as regiões do Brasil. O principal destaque é a Região Sul, onde a passagem de uma frente fria entre a tarde e a noite de hoje (12), associada à atuação de uma baixa pressão no noroeste da Argentina, favorecerá a organização de instabilidades em todo o período de Carnaval na parte central desta Região.
Os maiores acumulados de chuva estão previstos para o sábado (14) no litoral de Santa Catarina e do Paraná, além do oeste de Santa Catarina e do norte do Rio Grande do Sul, com volumes que podem atingir até 100 mm. No restante do período de Carnaval, os acumulados de chuva tendem a diminuir, no entanto, permanecem as condições para pancadas de chuva, com totais de até 60 mm (Figura 1), acompanhadas de trovoadas, ainda concentradas nessas áreas.

Na Região Sudeste, os maiores acumulados de chuva, de até 50 mm por dia ao longo de todo o período de Carnaval, devem se concentrar, principalmente, no litoral sul de São Paulo. Também há previsão de pancadas de chuva no interior paulista, especialmente no oeste do estado. Por outro lado, o norte de Minas Gerais e o Espírito Santo tendem a apresentar condições de tempo mais estáveis. No Rio de Janeiro, são esperadas pancadas de chuva, de forma isolada, no fim das tardes de Carnaval.
Em relação às temperaturas, as maiores máximas são previstas para a Região Metropolitana do Rio de Janeiro, com valores em torno de 37 °C. Nas demais áreas do Sudeste, as temperaturas se elevam gradualmente ao longo do período, podendo alcançar até 35°C no norte de Minas Gerais no domingo (15).
No Nordeste, o Carnaval começa com tempo instável em grande parte do litoral, além do interior do Piauí e do Maranhão. As chuvas mais intensas na sexta-feira (13) devem ocorrer em todo o litoral da Região. Nos dias seguintes, há tendência de enfraquecimento das chuvas no litoral, enquanto o interior do Piauí e do Maranhão permanece com condições favoráveis à ocorrência de chuva.
Com a redução das chuvas em parte da região Nordeste, as temperaturas máximas tendem a apresentar ligeiro aumento, podendo alcançar 32°C nas áreas litorâneas. No oeste da Bahia, especialmente nas proximidades de Ibotirama e Bom Jesus da Lapa, os termômetros podem atingir até 39°C no domingo (15).
Nas Regiões Norte e Centro-Oeste, o Carnaval será marcado por tempestades isoladas, com ocorrência de descargas elétricas e rajadas de vento de até 60 km/h.
As maiores temperaturas são previstas para o estado de Roraima, com máximas em torno de 38°C na segunda-feira (16). No norte de Mato Grosso do Sul e no sul de Mato Grosso, os valores podem alcançar até 39°C ao longo do período de Carnaval.

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.