
Ele relatou a interlocutores que não aceita fazer parte de uma administração federal que taxa exportações do agro, segundo divulgou a reportagem da CNN; Com isso, Carlos Fávaro ameaça deixar o Ministério da Agricultura.
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, sinalizou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que pode deixar o cargo caso o governo adote medidas drásticas, como a taxação das exportações do agronegócio. Segundo apurações, ele afirmou a interlocutores que não aceita fazer parte de uma gestão que imponha restrições ao setor.
A situação se agravou devido a uma crescente pressão interna dentro do governo e também da bancada petista no Congresso Nacional. Entre as propostas em discussão, estão impostos ou cotas sobre exportação de carnes e outros alimentos, o que Fávaro rejeita completamente.
Desde o início do mandato de Lula, a relação entre o agronegócio e o governo tem sido tensa. No entanto, Fávaro sempre manteve fidelidade à administração petista, até que essa nova possibilidade de taxação foi colocada na mesa. O ministro deixou claro que essa seria uma linha intransponível para ele.
Crise no Plano Safra e atritos com a FPA
A recente suspensão das linhas de crédito subsidiadas do Plano Safra também agravou o clima entre governo e setor agropecuário. A decisão gerou fortes críticas da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) e da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), levando Fávaro a reagir de forma contundente.
Em entrevista ao programa WW, da CNN, na última sexta-feira (21), o ministro afirmou que a FPA se tornou uma frente de oposição ao governo. Em resposta, o presidente da FPA, deputado Pedro Lupion, declarou que o Ministério da Agricultura perdeu relevância dentro do governo, com as negociações do setor agropecuário sendo conduzidas diretamente por ministros mais influentes, como Fernando Haddad, da Fazenda.
“O interlocutor do agro virou o Ministério da Fazenda. O Ministério da Agricultura ficou, infelizmente, em segundo plano, nos obrigando a tratar com ministros fortes, como Haddad”, afirmou Lupion.
O embate se intensificou quando Fávaro responsabilizou a FPA por não ter pressionado pela aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA), mecanismo essencial para a liberação de recursos ao principal programa de financiamento agropecuário do país. A crise foi amenizada com a publicação de uma Medida Provisória (MP) que garantiu um crédito extra de R$ 4,1 bilhões para o Plano Safra 2024-2025, mas os atritos entre as partes seguem.
Futuro incerto: Fávaro ameaça deixar o Ministério da Agricultura
Apesar da tensão, não há uma definição oficial sobre a saída de Carlos Fávaro do Ministério da Agricultura. Ele reforça que não aceitará de forma alguma medidas que prejudiquem o setor agropecuário, principalmente a taxação das exportações de soja, milho, carne e etanol.
A discussão sobre o impacto do agro nos preços dos alimentos vem ganhando espaço no Planalto e na Casa Civil desde o início do ano. Com a recente retomada das discussões sobre taxação, Fávaro precisa decidir se continuará no governo, enfrentando resistências dentro do próprio partido, ou se abrirá mão do cargo para não comprometer sua posição junto ao setor agropecuário.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Redução no custo com aves de corte depende de cuidados com manejo
A qualidade e a quantidade adequada dos nutrientes impactam diretamente o ganho de peso, a conversão alimentar e a saúde intestinal das aves de corte, reduzindo o tempo necessário para atingir o peso ideal para abate e contribuindo para a uniformidade do lote
Continue Reading Redução no custo com aves de corte depende de cuidados com manejo
Plano Safra será o mais caro da história recente, esqueça o dinheiro com juro baixo
Plano Safra 2025/26 é, sem sobra de dúvidas, o maior desafio do Agro brasileiro em tempos de juros altos; O impacto da taxa Selic elevada pode gerar aumento nos custos de produção e afetar a inflação dos alimentos.
Continue Reading Plano Safra será o mais caro da história recente, esqueça o dinheiro com juro baixo
Saiba como reduzir o estresse térmico na produção de ovos
Onda de calor reduz produtividade e eleva o preço dos ovos em até 5%, segundo o Cepea
Continue Reading Saiba como reduzir o estresse térmico na produção de ovos
Estrelas do Nelore indiano se preparam para competição de puxar pedras
Grande competição de touros Nelore puxadores de pedra, o Mahanandi, acontece neste fim de fevereiro; conheça um pouco mais dessa tradição secular
Continue Reading Estrelas do Nelore indiano se preparam para competição de puxar pedras
Comissão Nacional de Cana-de-açúcar debate lei de bioinsumos e perspectivas para próxima safra
Durante a reunião, o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Mozar Salvador, destacou as condições climáticas atuais do Brasil.
Entenda como os bancos estrangulam os produtores rurais
Há décadas os produtores rurais brasileiros são sacrificados pelos bancos, e eu posso provar; próximos dois anos devem ser os mais traumáticos da história do agro brasileiro
Continue Reading Entenda como os bancos estrangulam os produtores rurais