Carina FIV do Kado, da Casa Branca Agropastoril, é a grande campeã da Etapa Ouro de Ranqueamento Nelore na Expo Rio Preto SICREDI
Considerada a maior competição de julgamento da principal raça de corte do País, a Etapa Ouro de Ranqueamento Nelore conheceu seus grandes campeões no último sábado, dia 5 de outubro, na 61ª Expo Rio Preto SICREDI. Ao todo, passaram pela pista 535 animais da raça, julgados em diferentes categorias – que levaram em consideração idade, peso e sexo.
A Expo Rio Preto SICREDI, realizada de 15 setembro a 5 de outubro, encerrou com o final da Etapa Corte da exposição. Entre as vencedoras, a grande campeã fêmea foi Carina FIV do Kado, da Casa Branca Agropastoril, de Silvianópolis (MG). Avaliado em mais de R$ 10 milhões, o animal de 34 meses pesou 1.024 quilos no início da competição. Entre os machos, Havenger FIV Brun, também da Casa Branca Agropastoril, garantiu o título de grande campeão.
“Ver nossos animais vencendo como os melhores de suas categorias e ainda se consagrando campeões só mostra que o trabalho tem sido bem feito. Além dos campeões, os reservados (segundos colocados) também são de nossa propriedade. Quatro animais com bons resultados e que agora vão para a Expoinel, em Uberaba, em busca de mais um título“, afirmou o assessor técnico da Casa Branca Agropastoril, Heitor Lutti Pinheiro Machado.
Veja abaixo os campeões de todas as categorias da Etapa Ouro de Ranqueamento Nelore em São do Rio Preto:
- Bezerra menor: Bárbara Fiv do HC, da fazenda Nelore HC, Aporé/GO
- Bezerra maior: Danda Fiv Naremo, da Casa Branca Agropastoril, Silvianópolis/MG
- Novilha menor: Heringer Lhama Fiv, da fazenda Arco íris, Açailândia/MA
- Novilha maior: Riviera da RS, da fazenda Planalto, Sidrolândia/MS
- Vaca jovem: Mira Te Bar, da Casa Branca Agropastoril, Silvianópolis/MG
- Vaca: Carina Fiv do Kado, da Casa Branca Agropastoril, Silvianópolis/MG
- Vaca adulta: Cereja M. Perboni, da Casa Branca Agropastoril, Silvianópolis/MG
- Grande campeã: Carina Fiv do Kado, da Casa Branca Agropastoril, Silvianópolis/MG
- Bezerro menor: Zeus Fiv do Sabiá, da Fazenda do Sabiá, Belo Horizonte/MG
- Bezerro maior: Alicerce Fiv do Hej, da fazenda Terra Prometida, Porto Nacional/TO
- Júnior menor: Sallar Fiv Sausalito, da fazenda Cabaña Sausalito, Uberaba/MG
- Júnior maior: Havenger Fiv Brun, da Casa Branca Agropastoril, Silvianópolis/MG
- Touro jovem: Guto M. Verde, da Casa Branca Agropastoril, Silvianópolis/MG
- Grande campeão: Havenger Fiv Brun, da Casa Branca Agropastoril, Silvianópolis/MG
Outras raças
A Etapa Corte contou com outras raças em julgamento na pista de exposição do recinto. Ao todo, passaram pela feira 2.123 animais. Destes, 899 foram julgados (42 Guzerá, 58 Tabapuã, 179 Sindi, 85 Nelore Mocho e 535 Nelores).
Entre os Guzerás, os destaques ficaram para a vaca grande campeã NIVIAH DA EL GIZA e para o touro grande campeão ORION DA EL GIZA, ambos da fazenda El Giza, de Porto Feliz/SP. Ao todo, foram 14 categorias.
Entre os Tabapuãs, divididos em 11 categorias, tanto a vaca grande campeã quanto o touro grande campeão são propriedades da fazenda Porto Seguro, em Nova Granada /SP: ORIGEM FIV TJG e 3440 TJG, respectivamente.
Entre os animais da raça Sindi, a vaca GLORIA FIV OT-2, da fazenda Arese, de Valinhos/SP, foi a grande campeã, e INCRIVEL FIV OT, da fazenda Santa Ângela, de Três Lagoas/MS, o grande campeão. Ao todo, os animais foram divididos em 14 categorias.
Já entre 85 animais da raça Nelore Mocho que participaram dos julgamentos (11 categorias), a vaca BONANZA FIV DA ZOLLER, da fazenda Realeza, de Campo Grande/MS, foi a grande campeã. E a posição de grande campeão da raça ficou com o touro FERRARY FIV SB DA MATA, da fazenda Mata Grande, de Rio Verde/GO.
Expo Rio Preto SICREDI
A 61ª Expo Rio Preto SICREDI é realizada pela Prefeitura de São José do Rio Preto, com correalização da Associação Comercial e Empresarial de São José do Rio Preto (ACIRP) e apoio do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, SEBRAE-SP e Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). A bebida oficial da feira foi o Guaraná Poty.