Doença muito comum para aqueles que são criadores de equinos.
O garrotilho é uma doença que acomete os equinos causando corrimento nasal acompanhado de tosse, gânglios faringianos aumentados, gânglios sublinguais aumentados, gânglios submaxilares aumentados, gânglios proparotídeos aumentados o que dificulta a respiração podendo asfixiar os animais.
Surgem também lesões nos animais acometidos pelo garrotilho, como abscessos com pus de cor creme na região faríngea e baço aumentado com focos purulentos.
Quando são observados os sintomas não é necessário separar o material para exame, uma vez que, o diagnóstico é facilitado pelos sinais clínicos apresentados pelos animais acometidos pela doença.
Tratamento
Deverá ser administrado antibiótico (penicilina benzatina), e após o surto epidêmico ou a cura do animal doente, todos deverão apresentar imunidade ao Streptococcus equi. Essa imunidade é vitalícia, pois sempre haverá reforço natural pela permanência do agente no animal ou no meio ambiente.
Prevenção
Todo animal recém chegado na propriedade deverá ficar em uma “baia de isolamento“, pelo período de quarenta dias, a fim de evitar a transmissão da doença aos animais pré existentes.
Suas baias devem ser limpas e lavadas regularmente, sempre quando houver troca de animal. Cochos de água e ração devem ser higienizados diariamente.
Cada animal deve ter seus próprios acessórios. Caso sejam compartilhados, deverão ser limpos antes de utilizados em outro animal.
Por fim, tomando medidas simples e mantendo o ambiente sempre limpo, serão evitadas transmissão de diversas doenças aos animais da propriedade e prejuízos aos proprietários.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.