Capital do cavalo recebe 34º Congresso Brasileiro do Quarto de Milha

Congresso Brasileiro do Quarto de Milha deve reunir competidores de todo o país e movimentar a economia de Araçatuba; premiação milionária é destaque

A cidade de Araçatuba (SP) se prepara para receber, a partir da próxima quarta-feira (16), o 34º Congresso Brasileiro do Quarto de Milha. O evento, promovido pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM), será realizado até o dia 27 de abril no Recinto Clibas de Almeida Prado.

Consolidado como uma das principais competições da raça no país, o congresso marca a abertura oficial do calendário de provas da ABQM na cidade. A expectativa é reunir competidores de diversas regiões do Brasil. A premiação total desta edição será de R$ 3 milhões, distribuída entre as várias modalidades da disputa.

Mais do que uma competição esportiva, o evento já faz parte do calendário cultural e turístico de Araçatuba. Além das provas, o público poderá aproveitar uma estrutura que inclui praça de alimentação, lojas e outras opções de lazer, o que contribui para atrair famílias e visitantes durante os dias do evento.

A realização do congresso também tem impacto direto na economia local. Desde que Araçatuba passou a sediar os eventos da ABQM, mais de R$ 7 milhões foram investidos em infraestrutura no recinto. Segundo levantamento da associação realizado em 2024, cada evento gera, em média, 150 empregos diretos e mais de 430 indiretos, com contratação majoritária de mão de obra local.

Os organizadores destacam ainda que, além do estímulo à economia e ao turismo, a ABQM mantém um compromisso com ações sociais e de sustentabilidade. A parceria com Araçatuba é considerada estratégica e bem-sucedida, tanto pela estrutura oferecida quanto pela receptividade do público local.

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM