Capataz de pecuária moderna: liderança por referência

Não há mais espaço para amadorismo, saiba os passos importantes para ser um capataz de pecuária moderna e atender à todos os requisitos necessários.

Tema pouco discutido, mas uma empresa sul matogrossense resolveu fazer um evento dedicado ao profissional que hoje é visto como parte essencial do gerenciamento da propriedade rural. Foi com esse intuito que a Macal Nutrição Animal realizou um evento focado no capataz de pecuária, evento que já está na sua terceira edição e contou com a presença de mais de 500 capatazes.

Uma das palestras foi ministrada pelo Médico Veterinário Marcelo Beretta, da Cia. Pecuária Assessoria e abordou o seguinte tema:

Habilidades e desafios de um bom Capataz de pecuária

As principais habilidades e ferramentas gerenciais quase sempre se resumem em uma das características fundamentais: a liderança. As coisas acontecem e são realizadas em qualquer negócio, inclusive em negócios rurais devido à convicção de certas pessoas.

Os capatazes são os responsáveis diretos pela sobrevivência e pelo sucesso da organização. Cada sucesso ou fracasso da empresa é o sucesso ou insucesso de um ou mais capatazes. A excelência empresarial está profundamente relacionada com a excelência gerencial. A visão, a dedicação e a integridade do gerente são os principais determinantes do sucesso empresarial.

Dentre as habilidade de um bom capataz Beretta dividiu em dois grupos, habilidades técnicas e comportamentais.

Habilidades Técnicas

As habilidades técnicas são determinantes para o bom desempenho do capataz, sua capacidade organizacional de controlar os peões da fazenda, insumos, ferramentas e funções de cada um no dia-a-dia de trabalho além do conhecimento técnico que o faz tornar-se referência dentro da equipe.

Habilidades Comportamental

O comportamento ideal de um capataz deve sempre ter a premissa da educação, um por favor, obrigado e elogios devem sempre estar pautados no seu dia-a-dia para com os seus colaboradores. Outros adjetivos também devem ser essenciais: iniciativa, bom senso, vontade, honestidade e humildade, contando sempre com os obrigatórios: honestidade, compromisso, responsabilidade, educação e postura.

vacada vaqueiro
Foto: Vacada Nelore Jandaia – Fazenda Kuluene / Beefpoint.com.br

Para se tornar um profissional diferenciado dentro do mercado de trabalho Beretta listou alguns atitudes e adjetivos que podem fazer de você um capataz bem disputado. Ser um bom comunicador, dialogar de forma clara e objetiva, ter sempre a iniciativa de realizar as tarefas por mais onerosas que sejam, ser humilde para admitir falhas, bom senso para avaliar as situações sempre da melhor forma possível e por fim vontade de sempre fazer o melhor.

Capataz: Influenciar as pessoas que vão executar as tarefas do dia-a-dia

As características que mais influenciam

Para ser um profissional nessa area você precisa também ser um influenciador, pois automaticamente sendo um bom profissional a equipe de trabalho o respeitará. A capacidade técnica para lidar com o gado ou atividades dentro da fazenda é um dos pontos principais, além da educação, postura (limitando brincadeiras, controlando o seu horário e dos envolvidos) e por fim iniciativa.

A tecnologia está cada dia mais presente dentro das fazendas, e não pense que isso é uma fase, ela veio pra ficar e você precisa adaptar-se às novas formas de comunicação, WhatsApp, redes sociais e outras ferramentas que ajudarão na comunicação patrão funcionário e entre funcionários. Essas ferramentas são importantes para tirar fotos do rebanho, pedir equipamentos em falta ou quebrados que precisam ser repostos, orçamentos e cotações, compra e venda de animais, divulgação de leilões e da fazenda.

Visões do fazendeiro e capataz

O funcionário da pecuária, escolhe seu emprego através das seguintes prioridades: dinheiro, estrutura da fazenda, relações interpessoais (amizades), lazer oferecido no lugar, cultural e por ultimo qualificação técnica oferecida pelo dono da fazenda.

Diferente do fazendeiro que escolhe seu capataz avaliando principalmente a capacidade do profissional em ter relações interpessoais, estrutura e por fim dinheiro. Outras características que são levadas em consideração pelo proprietário é se o capataz tem ou não “brilho nos olhos”, motivação, vontade e principalmente atitude de dono (tratar a fazenda como se fosse sua e cuidar com o maior zelo possível).

O maior Desafio de formar uma boa equipe é manter ela

Depois de formar uma boa equipe o grande desafio e mantê-la, entre os maiores motivos de demissão de funcionários está o alcoolismo e vícios, mudanças para areas urbanas e brigas entre funcionários e familiares. É possível evitar demissões capacitando melhor os profissionais e familiares para que as pessoas mantenham-se ocupadas, oferecer lazer, confraternizações, cultos religiosos e melhorar a relação entre as equipes de trabalho que se dividem entra sede, retiro e praieiros.

Elogios e críticas na hora certa

Existe uma máxima que o elogio vem de jegue e a crítica como um foguete, tome cuidado de como você repreende seus colaboradores, é necessário ter muito jogo de cintura para fazer isso, os elogios faça sempre em público para motivar todos os envolvidos e as críticas faça no particular.

Equipe de trabalho fazenda
Fazenda Lageado CFM / Foto: Cia Pecuária Assessoria

Vantagens de se morar no campo

Beretta fez um comparativo de salários que traduz muito bem a atual realidade do país, em areas urbanas mesmo você ganhando mais não sobra quase nada para fazer uma poupança e outros investimentos. O trabalhador rural, as vezes ganhando menos, sobra uma quantia bem superior pois no campo você pode ter uma horta, galinhas, porcos entre outras atividades para prover o seu alimento. Além de não ter poluição sonora e ambiental é mais seguro, tranquilo e um ótimo lugar para se criar os filhos, longe da criminalidade e drogas.

Quanto mais o trabalho estiver ligado ao prazer, maior a chance de tudo dar certo. Cássio Casseb

Artigo criado através da palestra de Marcelo P. Beretta da CIA Pecuária Assessoria

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM