Canchim revela sua eficiência na produção de carne de qualidade em prova

“Penso que a raça Canchim faz parte do novo modelo de pecuária brasileira, com grande potencial para contribuir com os seguintes objetivos: ser mais produtiva, sustentável e com melhor qualidade de carne”

O Canchim Ilma provou mais uma vez porque é o maior vendedor de touros Canchim do Brasil. O grupo, braço agropecuário do Grupo ILMA, especializado na produção e seleção de animais da raça Canchim, realizou no último sábado (23), um dia de campo em Botucatu (SP), na Central Bela Vista. O evento ressaltou os resultados obtidos Prova de Avaliação de Touros Jovens Intrarrebanho, PCAD Canchim ILMA 4.0, realizado no Centro Tecnológico Humberto de Freitas Tavares, da central no interior de São Paulo.

As provas foram coordenadas e monitoradas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), e a fase de confinamento conduzida e supervisionada pelo centro tecnológico da Central Bela Vista. O Instituto de Zootecnia (IZ), a DGT Brasil e o Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne (Promebo) tiveram papéis importantes nestas avaliações e são parceiros; como apoio institucional, a Associação Brasileira dos Criadores de Canchim (ABCCAN) e a Associação Nacional de Criadores Herd Book Collares (ANC).

Maior vendedora de touros Canchim realiza prova intra-rebanho - Canchim ILMA
Foto: Divulgação

“Tudo é pensado com muito carinho e conduzido por ótimos profissionais para a seleção dos nossos melhores touros, visando oferecer ao mercado animais com capacidade de agregar ganhos de produtividade na produção de nossos clientes e usuários de nossa genética“, disse Adriano Lopes, titular do Canchim Ilma.

Quem acompanhou a PCAD no dia a dia foi o doutor em Genética e Melhoramento Animal, Matheus Henrique Vargas de Oliveira, da Central Bela Vista. “Os animais foram avaliados ao longo de 77 dias, depois da adaptação os machos receberam uma dieta para ganhar cerca de 1,5 kg de peso vivo por dia, entretanto os touros apresentaram um ganho superior ao proposto. Ao final da prova, nosso grande objetivo era encontrar animais modernos, que atendessem aos cinco pilares que compõem qualquer projeto de pecuária intensiva: temperamento, ultrassonografia de carcaça, desempenho, eficiência alimentar e as características morfológicas obtidas pela avaliação visual” – disse Matheus.

Touros da PCAD Intrarrebanho Canchim ILMA
Foto: Marcio Peruchi / CompreRural

Segundo o melhorista, as provas de eficiência alimentar são de grande importância para a pecuária brasileira, rotineiramente bombardeada com cobranças de mitigação dos gases de efeito estufa. “Uma das maneiras indiretas de responder a estes questionamentos é avaliar os animais através do consumo individual, selecionamos aqueles animais que vão consumir menos e ganhar mais, consequentemente a base do nosso rebanho terá animais mais eficientes em relação ao rebanho brasileiro” – disse o doutor em melhoramento animal.

Touros da PCAD Intrarrebanho Canchim ILMA
Foto: Marcio Peruchi / CompreRural

“Esse pioneirismo do Canchim Ilma só faz acreditar que os animais produzidos pelo grupo, a maioria deles destinados ao cruzamento industrial, trarão um maior retorno econômico ao pecuarista que apostar na raça para produzir bezerros pesados, precoces e com carne de qualidade” – ressaltou Matheus.

Outro dado importantíssimo que teve destaque foi a ultrassonografia de carcaça (US). Segundo Giovani Daminelli, técnico de campo da DGT Brasil, o principal impacto dessa ferramenta é a produtividade das fazendas, onde se consegue avaliar de forma objetiva quem são seus melhores indivíduos dentro do seu sistema de produção, com ela o produtor poderá identificar os animais que performam melhor e tem maior eficiência dentro do rebanho, podendo multiplicá-los, e descartar os menos produtivos.

Todos os animais passaram pela avaliação de ultrassonografia de carcaça do Software BIA da DGT, a chancela garante aos compradores de touros animais modernos que vão atender aos altos padrões do mercado. “A US dá uma mensuração de forma objetiva do real potencial genético dos animais avaliados, sejam elas de rendimento de carcaça, precocidade de acabamento e sexual e qualidade de carne. A chancela da DGT nos touros Canchim Ilma traz informações mais objetivas de qual animal é ideal para o seu sistema de produção, seja quem for produzir bezerros, fêmeas precoces, cruzamento industrial ou carne de qualidade. A empresa fornece esse ‘mapa da mina’ para o pecuarista alcançar seus objetivos e obter maior lucratividade com os touros em seu rebanho de matrizes” – ressaltou o técnico de campo.

Touros da PCAD Intrarrebanho Canchim ILMA - Grow Safe Intergado
Foto: Marcio Peruchi / CompreRural

Giovani disse estar surpreendido com a qualidade da carcaça dos animais, o profissional ressaltou o potencial produtivo dos animais avaliados. “Quando se faz cruzamento o sistema é impactado diretamente na produtividade dos animais, o ganho da heterose vai impactar justamente no rendimento de carcaça e ganho de peso. Quando você tem animais que proporcionam isso, e também trazem precocidade e marmoreio, resultando em maior área de olho de lombo (AOL) [característica muito bem selecionada pelo Canchim Ilma ], impactará de forma mais objetiva na produção de carne de melhor qualidade. Penso que a raça Canchim faz parte do novo modelo de pecuária brasileira, com grande potencial para contribuir com os seguintes objetivos: ser mais produtiva, sustentável e com melhor qualidade de carne” – finalizou o profissional.

Dia de Campo na Bela Vista do Canchim ILMA
Foto: Marcio Peruchi / CompreRural

Adriano Lopes, titular do Canchim Ilma, enfatiza que as avaliações de US de carcaça mostraram animais com média de AOL acima de 100, uma vez que a média nacional é 75 no máximo. “Tudo isso é fruto de um trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos, focamos nossa seleção para AOL (volume de carne), acabamento de gordura e marmoreio, trazendo volume com qualidade. Outro dado que nos deixou contentes foram as medições de marmoreio, ao final da prova nós tivemos média de 3,16 de marmoreio (escala vai até 5), uma vez que a média nacional é 1,5. Acima de 3,5 é a melhor carne disponível no mercado, isso só mostra que estamos no caminho certo” – disse Adriano.

Segundo Luana Fernandes, especialista de produto corte, na CRV Lagoa, a prova de eficiência alimentar é muito importante, pois o mercado busca isso nos animais, um touro que entregue alto rendimento e carcaça pesada. “Olhando para o perfil de pecuaristas, temos aqueles que vendem bezerro pesado na desmama e confinadores que esperam um animal pesado no frigorífico. Estes dois fatores são os mais buscados no mercado de carne e é isso que o Canchim Ilma entrega ao produtor, entregando rusticidade, adaptabilidade, desempenho de ganho de peso e eficiência no cocho” – ressaltou Luana.

Quem também esteve presente no evento foi Márcio Delfino, gerente regional da Alta Genetics, segundo ele a avaliação genética apresentada pelos animais foi muito interessante, tanto para quem quer produzir bezerros pesados ou fazer seleção. “Os touros apresentaram excelente qualidade genética e biotipo que agrada todo tipo de criador. A Alta teve o prazer de contratar o 14139, campeão na avaliação do Zadra, ele apresentou uma avaliação genética muito forte, com características produtivas que podem suprir o mercado de genética ou quer fazer rebanhos comerciais. Além de possuir um biotipo muito interessante, é um animal que agrada fenotipicamente e muito forte nas avaliações genética, ideal para quem quer fazer seleção e bezerros de qualidade” – revelou o profissional.

Adriano Lopes e Alexandra Zadra na Bela Vista
Foto: Marcio Peruchi / CompreRural

O convidado para fazer a avaliação fenotípica e escolher os melhores animais da prova, Alexandre Zadra, disse que vê uma enorme evolução dos animais do Canchim Ilma em termos de qualidade dos animais para adaptabilidade e outras características intrínsecas à produtividade. “Importante frisar que a evolução fenotípica vem ocorrendo, são animais muito profundos, com equilíbrio de carcaça, ossatura boa e forte, virilha baixa, comprimento e largura de garupa, o que produz animais altamente produtivos em carnes nobres, de forma prática, o que vemos são animais equilibrados, que aliam avaliação genética e morfologia impecável” – revelou Zadra.

Ainda segundo Zadra, um dos principais papéis da raça no Brasil é utilizá-la como repasse de fêmeas oriundas de inseminação. “Aos produtores que fazem IATF e não querem tirar cria, podem usar o Canchim no repasse para tirar a diferença de peso do bezerro nascido no cedo para o que nasce no final da estação de monta, produzindo uma maior quantidade de bezerros pesados” – disse ele.

“Outra coisa importante, quando o assunto é carne macia, você precisa de animais com sangue taurino (europeu). Por exemplo, nós temos matrizes meio sangue Nelore x Angus no campo, onde é recomendado retirar uma cria, para que ela seja abatida depois da primeira cria. Nestes casos, qual raça usar? Nós temos recomendado o Canchim, ele faz um tricross espetacular com carne macia e também fica qualificado nos programas de carne de qualidade, possuindo 56% de sangue europeu” – revelou o especialista.

Emilio Golveia - Alexandre Zadra - Adriano Lopes e Valentin Suchek
Foto: Marcio Peruchi / CompreRural

6º Leilão Canchim Alta Performance

O dia também foi reservado para o 6º Leilão Canchim Alta Performance, transmitido online através da Estância Bahia Leilões, ao todo foram leiloados cerca de 60 animais. Participaram do leilão também o Canchim Canta Galo do criador Valentin I. Suchek e Canchim Mangalba do criador Emilio Gouvea. O evento foi um sucesso e só demonstra cada dia mais a qualidade e precocidade da raça Canchim, consolidando o Canchim Ilma como um dos maiores criatórios da raça no Brasil. “Agradecemos a todos os clientes, amigos e parceiros que participaram do remate” – ressaltou Adriano.

O leilão produziu uma média geral de R$ 15.428,57, com destaques para os touros contratados pelas centrais CRV Lagoa e Alta Genetics. O lote 1, vendido 50% de suas cotas, por R$ 21.000,00, o comprador foi a Agropecuária Zuca Sobral, do criador e presidente da raça, Marujo Sobral. Já o lote 2, vendido 50% de suas cotas, foi comercializado por R$ 24.000,00, o arrematante foi Valdecir Bassani de Itu, São Paulo, novo criador entrando no Canchim.

Touros da PCAD Intrarrebanho Canchim ILMA
Foto: Marcio Peruchi / CompreRural

“Gostaria de externar todo o meu agradecimento às pessoas presentes, tanto no dia de campo quanto no leilão, foi um grande desafio para nós fazer uma prova intrarrebanho em um dos maiores centros tecnológicos do país. Nós enxergamos a oportunidade de dar um passo maior na nossa seleção, buscando animais de alta performance, trazendo ao nosso criatório maior credibilidade e maior rentabilidade aos produtores que adquirem touros da nossa genética. Importante registrar que nosso critério de seleção sempre segue o mesmo norte, buscando animais qualificados para rendimento de carcaça superior, carne de qualidade, animais que possam acompanhar vacas a campo e touros que vão agregar valor ao pecuarista que busca aumento de produtividade no seu rebanho” – finaliza Adriano.

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM