Canchim inicia testes de desempenho com novidades para 2024

Associação Brasileira de Criadores de Canchim inicia testes de desempenho dos machos e fêmeas da raça; prova é realizada no Instituto de Zootecnia, em Sertãozinho

A Associação Brasileira de Criadores de Canchim (ABCCAN) deu início a 14ª PCAD / TEA Nacional da Raça Canchim – Edição 2024. A Prova de Avaliação de Desempenho será realizada no Instituto de Zootecnia (IZ) em Sertãozinho, estado de São Paulo. Os trabalhos serão coordenados pelas pesquisadoras Cintia Righetti Marcondes, pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Pecuária Sudeste), Roberta Carrilho Canesin, pesquisadora do Instituto de Zootecnia (IZ) e Marcelo Sant’Ana Borges, médico veterinário e doutorando pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Jaboticabal, São Paulo.

Entre as avaliações que serão feitas está o Teste de Eficiência Alimentar (TEA), já realizado por cinco anos consecutivos, e contará com a participação de 29 machos, e a grande novidade deste ano, haverá a avaliação de 20 fêmeas, proveniente de sete criatórios, de diversos estados do Brasil. Ao longo das quatorze edições do evento já foram avaliados mais de 1.200 animais de superioridade genética.

manejo da prova de eficiencia do canchim iz de sertaozinho - Cintia Righetti Marcondes
Foto: Marcio Peruchi

Outra novidade da prova será as avaliações para mensurar a emissão de metano entérico pelos animais da raça Canchim. A obtenção desses dados é o passo que falta para se fechar o balanço de emissões de gases causadores de efeito estufa.

“Esse ano, a partir de uma parceria e possibilidade de um novo projeto da Embrapa para o melhoramento genético da raça Canchim, nós vamos fazer a medida da emissão de metano individual nos animais. Essa medida juntamente com o teste de eficiência alimentar visa identificar os animais que ganham mais peso comendo menos com possibilidade de emitir menos metano por quilo de ganho de peso. Por ser o primeiro ano do teste não será considerada na classificação final dos animais” – explicou a pesquisadora da Embrapa, Cintia Righetti Marcondes.

manejo da prova de eficiencia do canchim iz de sertaozinho
Foto: Marcio Peruchi

O metano é um dos três principais gases causadores do efeito estufa emitidos pela atividade agropecuária, ao lado do gás carbônico (CO2) e óxido nitroso (N2O). Em 2021, durante a Conferência do Clima realizada em Glasgow, na Escócia, foi assinado um acordo entre as partes para redução imediata das emissões desse gás. A pecuária é a atividade que mais emite metano devido ao processo de fermentação entérica que ocorre no rúmen dos bovinos.

Segundo a pesquisadora Roberta Carrilho Canesin os animais passaram pela primeira pesagem de adaptação, tanto dos machos quanto das fêmeas. “Os machos irão passar por 28 dias de adaptação antes de iniciar o teste de eficiência alimentar, já as fêmeas vão ficar 55 dias em adaptação antes da pesagem inicial e permanecerão no confinamento. Ao longo dos próximos meses nós teremos vários manejos, pesagens, avaliação de carcaça e morfologia dos animais durante todo o teste. Ao final do teste as fêmeas passaram pelo protocolo de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF)” – ressaltou Roberta.

manejo da prova de eficiencia do canchim iz de sertaozinho - Roberta Canezin
Foto: Marcio Peruchi

Para o presidente da ABCCAN, Marujo Sobral, as novidades desse ano, tanto as avaliações das fêmeas quanto a medição de metano são atualizações que o mercado pede e que são de extrema importância que os criadores da raça Canchim avaliem essas características em seus animais, uma vez que reprodutores mais eficientes são mais lucrativos. “Quero agradecer mais uma vez aos criadores que estão participando da prova, é de suma importância que busquemos o melhoramento genético da raça, principalmente identificar os animais mais eficientes na transformação do alimento ingerido em produto animal, bem como a disseminação dessa genética pela progênie desses animais, resultará em grande impacto econômico, com redução de custo e aumento da lucratividade na pecuária de corte brasileira” – salienta Marujo.

A prova é de âmbito nacional, comparativa entre os criatórios e seu grande objetivo é ranquear os melhores animais, aqueles que serão no futuro, os grandes raçadores da raça Canchim. Os animais ao final da prova serão classificados em 5 categorias, a saber – Elite, Superior Plus, Superior, Cruzador e Inferior.

Ao final do período de teste, totalizando 100 dias, cada animal participante terá calculados pelo IZ:

  • Ganho médio diário durante o teste (GMD);
  • Consumo de matéria seca (CMS) durante o teste;
  • Medida da emissão de metano;
  • Peso metabólico no meio do teste; e
  • Consumo alimentar residual (CAR).
manejo da prova de eficiencia do canchim iz de sertaozinho
Foto: Marcio Peruchi

A raça Canchim é considerada o precoce brasileiro, por ser uma das raças mais indicadas na hora de fazer o cruzamento industrial. As provas de avaliação de desempenho e eficiência alimentar são as principais ferramentas de seleção e aprimoramento genético da Raça Canchim.

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM