A raça canchim foi formado a partir do cruzamento da raça charolesa e de raças zebuínas, como o nelore, o indubrasil e o guzerá; Confira
O Brasil tem o título de maior rebanho de gado de corte do mundo, apresentando uma diversidade de raças. Entre elas, destacam-se as raças europeias, as zebuínas e aquelas resultantes de cruzamentos entre linhagens distintas. Uma destas raças é a canchim, conhecida pela robustez e eficiência no ganho de peso.
O animal costuma ser dócil, de pelagem creme, pelos curtos e lombo largo e comprido. O Canchim foi formado a partir do cruzamento das raças charolesa, que é europeia, e zebuínas, como o nelore, o Indubrasil e o Guzerá. A ideia do trabalho científico que começou no Interior do Estado de São Paulo era valorizar a rusticidade e a produtividade.
Os primeiros animais da raça nasceram há 70 anos. Irineu Lopes, da região de Angatuba (SP), é um dos criadores mais antigos, que começou a criar canchins na década de 1980. Atualmente, o plantel é de 900 cabeças, entre touros, bezerros, novilhas.
“Eu optei pelo canchim pela rusticidade, precocidade dele. Comprei touros de várias raças e o que mais se adaptou aqui na minha região foi o canchim. É mais rústico, bom ganho de peso e acabei me apaixonando pelo canchim”, conta.
Veja a reportagem exibida no programa em 10/09/2023:
Os machos com 16 meses pesam, em média, 620 quilos. No Brasil, cadastrados na Associação Brasileira de Criadores de Canchin e registrados na Associação Nacional de Criadores, são apenas 26 criadores com rebanhos puros.
Na Colômbia e no Equador, há produtores tentando a criação, mas ainda estão passando por processos de aprimoramento e modernização. Já no Paraguai, um produtor já obteve o registro.
Fonte: G1
VEJA TAMBÉM:
Três cortes mais saborosos que a picanha para seu churrasco
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Juliana Freire sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.