Campinas (SP) sedia campeonato brasileiro de preparo de cafés especiais filtrados no IAC

Aberto ao público, evento ocorrerá no saguão principal do IAC, onde também serão realizadas, gratuitamente, degustações e experiências com cafés especiais.

Considerada referência na pesquisa de ponta para cafés em função dos trabalhos do Instituto Agronômico (IAC), a cidade de Campinas (SP) receberá, pela primeira vez na história, entre 20 e 22 de março, o Campeonato Brasileiro de Brewers Cup. A competição, realizada pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), como ação do projeto “Brazil. The Coffee Nation”, ocorrerá no saguão principal da instituição de pesquisa e colocará à prova a habilidade de baristas de todo o Brasil no preparo de café especial filtrado.

No campeonato, cada um dos 25 competidores tem 10 minutos para apresentar o seu café especial, o método filtrado escolhido e entregar três xícaras, que serão avaliadas pelos juízes. Aquele que tiver o melhor desempenho, entregando os melhores cafés especiais, será o campeão e representará o Brasil no mundial da categoria, em Jacarta, na Indonésia, de 15 a 17 de maio.

Mudança de uso da terra impacta no carbono do solo
São 25 competidores que irão disputador o título de campeão e representar o Brasil no mundial, na Indonésia.

O evento começará na quinta-feira, dia 20, às 9h, com os treinos dos competidores, apresentação de novidades do setor e degustação e experiências com cafés especiais ao público, gratuitamente, no saguão principal do IAC, prédio histórico que homenageia o pesquisador Alcides Carvalho, que dá nome ao Centro de Café do Instituto. As competições terão início às 12 horas e se estenderão até a grande final, com os seis melhores baristas, no sábado, dia 22, a partir das 9h. O anúncio do campeão será às 14h.

“A realização do campeonato no Instituto Agronômico de Campinas é inédita e uma oportunidade de conectarmos os profissionais e os consumidores do café especial ao IAC e à pesquisa do setor, que é tão essencial para o desenvolvimento da nossa cafeicultura. Além disso, damos foco para o café especial na sua essência, evidenciando os programas e projetos de tecnologia e pesquisa, que são realizados para o melhoramento do cafeeiro e geram o desenvolvimento das mais diversas regiões produtoras no Brasil”, comenta Vinicius Estrela, diretor-executivo da BSCA.

O Campeonato Brasileiro de Brewers Cup tem o Sebrae como patrocinador diamante. O patrocínio ouro é da Nescafé, patrocínio bronze é da Abigail Coffee Company, o café oficial da competição é produzido pela Capadócia Coffees e o equipamento oficial é da Bunn. O brew bar, onde serão apresentadas degustações e experiências com cafés especiais, conta com os patrocínios de Abigail Coffee Company, Amaro Café, Gustavo Leonel Cafés Especiais, Pasquali Máquinas, Baristando, Baobá Cafés Especiais e Daterra Coffee. O apoio técnico vem de Achega Café, o de mídia da Revista Espresso e há, ainda, o apoio para o “Fundo Social do IAC” da Daterra Coffee.

Confira os competidores:

– Anderson Mena – Café Zin – São Paulo (SP)

– André dos Santos – Ristto Coffee – Rio de Janeiro (RJ)

– Bruno Chiga – Mandu Café – São Paulo (SP)

– Daniel Vaz – Five Roasters – Rio de Janeiro (RJ)

– Diego Silva – Grupo Cafeza – Amparo (SP)

– Douglas Conde – Day Trip – Contagem (MG)

– Edson Maisonnette – São José dos Campos (SP)

– Ester Komatsu – Cafeeiros – Campinas (SP)

– Ewerton França – Rudimentar Coffee – Taquaritinga do Norte (PE)

– Gabriel Agrelli – Daterra Coffee / Abigail Coffee – Campinas (SP)

– Gezana Lenize – Acorde 27 – Brasília (DF)

– Hugo Silva – Sabino Torrefação – São Paulo (SP)

– Juliana Dal Mina – Royalty – Curitiba (PR)

– Juliana Sorati – Cafeteria Urbana – Campinas (SP)

– Lais Queiroz – 002 Café – Brasília (DF)

– Lucas Salomão – Sterna Café – São Paulo (SP)

– Matheus Evangelista – Amicitia Café – Santos (SP)

– Mauricio Maciel – Patrocínio (MG)

– Pamela Santiago – Villa Finotti – Uberlândia (MG)

– Renan Dantas – Dantas Coffee Company – São Paulo (SP)

– Rodrigo Alves – Soul Mantiqueira – São Lourenço (MG)

– Rubens Vuolo – Amado Grão – Cuiabá (MT) *atual campeão

– Thiago Sabino – Sabino Torrefação – São Paulo (SP)

– Tiago de Mello – Pato Rei – São Paulo (SP)

– Túlio Fernando – Nerd Coffee House – João Pessoa (PB)

Serviço 

Campeonato Brasileiro de Brewers Cup

Data: 20 a 22 de março de 2025

Onde: IAC – Instituto Agronômico de Campinas, na Av. Barão de Itapura, 1.481 – Botafogo, Campinas (SP)

Horário: abertura do espaço com degustações de cafés às 9h. Competições começarão às 12h

Campeonatos brasileiros de barismo

Desde 2016, a BSCA é National Body no Brasil da World Coffee Events (WCE), entidade organizadora do World Barista Championship (WBC) e detentora dos direitos da competição em todo o mundo. Essa condição concede à Associação o direito de realizar as etapas classificatórias das competições mundiais, que levam os campeões brasileiros para a fase final dos certames internacionais nas suas sete modalidades: Barista, Latte ArteBrewers CupCoffee in Good SpiritsCup TastersRoasters e Cezve Ibrik (café turco) – não realizado no Brasil.

Latte Art e CIGS: ainda neste ano, entre os dias 4 e 6 de abril, a BSCA promoverá os Campeonatos Brasileiros de Latte Art e Coffee in Good Spirits, em Florianópolis (SC), no Oka Floripa Shopping.

Brazil The Coffee Nation

Os campeonatos brasileiros de barismo integram as ações do projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation”, realizado pela BSCA em parceria com a ApexBrasil com foco na promoção comercial do café especial brasileiro no mercado internacional, reforçando os pilares de qualidade, diversidade e sustentabilidade. A iniciativa tem o objetivo de apresentar o Brasil como uma nação dotada dos recursos naturais essenciais para o cultivo dos melhores cafés especiais e que investe ativamente para atingir os mais altos requisitos de qualidade, de forma sustentável e em observância a rígidas normas de direito social e ambiental.

Com vigência até agosto de 2025, uma das prioridades do projeto será investir em ações de qualificação e diversificação, com foco no apoio aos produtores de café canéfora (robusta e conilon) especial do país, nas certificações de qualidade e de sustentabilidade e nos cafés especiais produzidos por mulheres, fomentando a equidade de gênero na cafeicultura brasileira e a capacitação de provadoras profissionais de café. O projeto atual tem como mercados-alvo: i) África do Sul, Austrália, China, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Estados Unidos, França, Japão, Malásia, Polônia, Rússia e Taiwan para os cafés crus especiais; e ii) Canadá, Chile, China e Estados Unidos para os produtos da indústria de torrefação e moagem.

As empresas que ainda não fazem parte podem obter mais informações diretamente com a BSCA, através dos telefones (35) 3212-4705 / 99824-9845 / 99879-8943 ou do e-mail info@bsca.com.br.

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM