Setor leiteiro prepara o lançamento de uma campanha nacional com o objetivo de incentivar o consumo de leite e derivados no Brasil.
A Semana do Leite está prevista para ocorrer na primeira quinzena de novembro e deve reunir produtores, fabricantes e vendedores. O evento é o primeiro passo de um projeto para fomentar o setor e valorizar a saudabilidade do alimento e de seus derivados.
Conforme a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, o leite “movimenta a economia, contribui para o PIB Nacional, gera emprego e renda para milhares de brasileiros, em todos os elos da cadeia produtiva, do produtor familiar aos grandes laticínios, dos distribuidores aos minimercados, que levam o produto às mãos do consumidor”.
Na 18ª Reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Leite e Derivados, na última sexta-feira-feira (17), a ministra ainda destacou a preparação de mais ações para divulgar a importância do setor no Brasil e observou que a Semana do Leite deve entrar no calendário anual do segmento.
- Alerta: Semana com típicos temporais de primavera-verão; Veja onde
- Boi gordo atinge R$ 365/@ e cenário deve trazer nova disparada nos preços
- Mitsubishi Triton 2026: nova geração mira o topo e quer desbancar concorrentes; Fotos
- Setor agropecuário no Brasil sai ganhando após o G20
- Pecuária não é a vilã do aquecimento global e pode até ser uma aliada
A campanha conta o apoio das 30 instituições da Câmara Setorial, cooperativas, indústrias, produtores e outras entidades, como Embrapa, a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e Associação Brasileira de Laticínios (Viva Lácteos).
O Brasil é o quarto maior fornecedor de leite do mundo. Dos 5.570 municípios do país, 99% deles geram recursos laticínios. Com mais de 1 milhão de produtores, o setor cria 4 milhões de empregos e movimenta R$ 100 bilhões a cada ano, segundo o Ministério da Agricultura.
Fonte: Revista Globo Rural