Produtores devem declarar, obrigatoriamente, todas as espécies presentes em suas propriedades; medida é essencial para emissão do GTA.
Começou a campanha de atualização de rebanhos no estado de São Paulo. A partir desta segunda-feira, 28, os pecuaristas paulistas têm que declarar todas as espécies presentes em suas propriedades.
Com o término da vacinação contra a Febre Aftosa — reconhecimento conquistado em maio deste ano —, os produtores rurais devem, obrigatoriamente, atualizar seus rebanhos no sistema de Gestão de Defesa Animal e Vegetal (GEDAVE). O prazo final é 31 de dezembro de 2024.
A Guia de Trânsito Animal (GTA), que é o documento oficial para o transporte de animais no país, somente será emitida após a atualização de todas as espécies animais existentes na propriedade, sejam eles: bovinos, búfalos, equinos, asininos, muares, suínos, ovinos, caprinos, aves, peixes e outros animais aquáticos, colmeias de abelhas e bicho da seda.
A atualização de rebanho pode ser feita diretamente no sistema GEDAVE.
Outra forma, entretanto, de efetuar a declaração é pessoalmente em uma das Unidades da Defesa Agropecuária distribuídas nas regionais e também, por meio do envio por e-mail do formulário que está disponível em: https://www.defesa.agricultura.sp.gov.br/arquivos/sanidade-animal/CAMPANHA_NOVEMBRO_FORMULARIOS.pdf
Além da campanha de atualização do rebanho, também está em vigor no Estado a campanha de vacinação contra a Brucelose.
Conforme antecipado pelo Agro Estadão, a vacinação de fêmeas bovinas e bubalinas com idade entre três e oito meses contra a doença agora elimina a obrigatoriedade da marcação a fogo. Como alternativa, os animais podem usar uma espécie de brinco de identificação da vacina.
Fonte: Agro Estadão
VEJA TAMBÉM:
- Plantio da safra de soja 2024/25 atinge 36%, diz AgRural
- Aprosoja MT fortalece relações comerciais e sustentáveis com a China
- Porto de Santos movimenta 7,7% mais cargas até setembro; açúcar é destaque
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.