Calor intenso e tempestades: confira a previsão do tempo para hoje

Fenômenos climáticos devem impactar o país ao longo do dia; veja a previsão e se prepare

O tempo no Brasil segue marcado por contrastes intensos nesta terça-feira. Enquanto uma onda de calor atinge o Sul e o Centro-Oeste, provocando temperaturas acima dos 40°C, chuvas expressivas continuam castigando o Sudeste e o Norte do país. No Nordeste, os ventos oceânicos podem trazer pancadas isoladas, enquanto sistemas meteorológicos mantêm a instabilidade. Confira os detalhes da previsão para cada região:

Sul

O calor persiste no centro e oeste do Rio Grande do Sul, além do oeste de Santa Catarina e Paraná, mantendo a sensação de tempo abafado. No entanto, a aproximação de uma frente fria pelo oceano pode alterar esse cenário, trazendo mudanças nos ventos e aumentando a possibilidade de pancadas isoladas, especialmente no extremo sul gaúcho. Apesar disso, as temperaturas seguem elevadas na maior parte da região.

Sudeste

Mesmo com a diminuição da força da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), a umidade elevada mantém as chuvas em São Paulo, sul e oeste de Minas Gerais. No Rio de Janeiro e Espírito Santo, há possibilidade de pancadas localizadas, que podem ser intensas e acompanhadas de raios. As temperaturas seguem altas, mas variam devido à nebulosidade.

Centro-Oeste

As temperaturas continuam elevadas no sudoeste, oeste e sul do Mato Grosso do Sul, podendo ultrapassar os 40°C. No entanto, a combinação entre calor e umidade favorece a formação de temporais, principalmente à tarde e à noite, em Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal e partes do Mato Grosso do Sul. Essas chuvas podem ser acompanhadas de ventania e descargas elétricas.

Nordeste

A presença do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) na faixa leste dificulta a formação de chuvas mais intensas, mas os ventos vindos do oceano podem provocar pancadas esparsas entre Salvador (BA) e Natal (RN), especialmente à tarde. Já na costa norte, a Zona de Convergência Intertropical segue atuando e mantém a ocorrência de chuvas frequentes, que podem ser mais volumosas em alguns pontos do Maranhão, Piauí e Ceará.

Norte

A influência de sistemas meteorológicos em níveis médios da atmosfera reforça as instabilidades sobre toda a região. Os estados do Amazonas, Rondônia e Acre devem receber os maiores volumes de chuva, com risco de temporais e acumulados elevados, que podem gerar alagamentos e transtornos. Em áreas do Pará, Amapá e Tocantins, pancadas de chuva também são esperadas, mas de forma mais irregular.

Escrito por Compre Rural

VEJA MAIS:

ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM