Calculadora do Leite é aprovada

O colegiado validou a ferramenta, que deve auxiliar o produtor a mensurar padrões de rentabilidade de acordo com a qualidade do leite produzido.

O Conselho Paritário Produtores/Indústrias de Leite do RS (Conseleite) aprovou a nova Calculadora do Leite. Reunido nesta sexta-feira (27/09) em Cruz Alta (RS), o colegiado validou a ferramenta, que deve auxiliar o produtor a mensurar padrões de rentabilidade de acordo com a qualidade do leite produzido.

A Calculadora foi desenvolvida dentro da Câmara Técnica do Conseleite por lideranças dos produtores e indústrias com apoio da Universidade de Passo Fundo ao longo de 2024 e é vista pelo setor como uma vitória.

Chuva Negra: A perigosa ameaça à produção de alimentos

Ela deve entrar em operação no dia 1º de outubro e funcionará de forma virtual no site do Conseleite (https://conseleite.com.br). No portal, o produtor poderá digitar os dados de sua produção e obter uma estimativa de remuneração pelo produto. “Nosso foco é trabalhar com maior previsibilidade nas relações comerciais entre produtores e indústrias para munir todo o setor com mais informação”, disse o coordenador do Conseleite, Allan André Tormen, lembrando que esta foi definida como prioridade da sua gestão, iniciada em janeiro deste ano.

Durante a reunião, o colegiado também validou o valor de referência do leite. Segundo o Conseleite, o valor de referência para setembro está projetado em R$ 2,5304. O levantamento considera os 20 primeiros dias do mês. O valor consolidado de agosto fechou em R$ 2,4622.

Veja um exemplo de como funciona a Calculadora de Leite do Conseleite-Paraná:

Outros parâmetros são considerados pelo mercado para estabelecer o valor final do leite a ser pago ao produtor, tais como:

1) Fidelidade do produtor junto ao laticínio; 2) Distância da propriedade ao laticínio; 3) Qualidade da estrada de acesso à propriedade rural; 4) Temperatura de entrega do leite; 5) Capacidade dos tanques de resfriamento de leite da propriedade; 6) Tipo de ordenha; 7) Adicionais de mercado devido a oferta e procura pelo leite na região. Estes parâmetros não estão contemplados neste simulador de valores de referência do Conseleite.

(*) O “Valor de referência Leite PADRÃO” refere-se a um leite que tem 3,5% de gordura, 3,1% de proteína, 500 mil uc/ml de células somáticas, 300 mil uc/mil contagem bacteriana, e um volume médio entregue de até 299 litros por dia.

(**) Os teores de Contagem de Células Somáticas (CCS) e Contagem Bacteriana (CBT) para o “leite analisado” devem corresponder à média geométrica das análises da matéria-prima leite realizadas nos últimos 3 meses. A utilização da média aritmética é desaconselhável, pois sempre resultam em menores ágios ou maiores deságios para a matéria-prima leite.

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM