Café brasileiro é eleito o melhor do mundo pelo segundo ano consecutivo

O prêmio foi atribuído por um júri internacional independente de 9 especialistas que escolheram o melhor entre os vencedores das 9 origens únicas que compõem o blend exclusivo da illy.

Pelo segundo ano consecutivo, o Brasil vence o Prêmio Internacional de Café Ernesto Illy, batizado em memória ao líder visionário e filho do fundador da illycaffè, que celebra o trabalho diário de mais de 30 anos da empresa ao lado dos produtores, para oferecer o melhor café sustentável.  A Fazenda Serra do Boné, de Matheus Lopes Sanglard, ganhou o cobiçado prêmio máximo Best of the Best, com um café produzido com a chamada técnica do despolpado, que maximiza a quantidade de açúcares e aromas.

O prêmio foi atribuído por um júri internacional independente de 9 especialistas que escolheram o melhor entre os vencedores das 9 origens únicas que compõem o blend exclusivo da illy: Brasil, Costa Rica, El Salvador, Etiópia, Guatemala, Honduras, Índia, Nicarágua e Ruanda.

Marcos Fava Neves: 5 pontos para ficar de olho no mercado agro até o fim de novembro

O SMS Cluster ECOM da Nicarágua, por outro lado, ganhou o prêmio Coffee Lovers’ Choice, votado pelos consumidores que, nas semanas que antecederam o evento, provaram às cegas as mesmas amostras de cafés illy em todo o mundo.

“Pelo segundo ano consecutivo, uma  fazenda brasileira que adota práticas regenerativas nos deu o melhor café no mundo. Na Fazenda Serra do Boné, a saúde do solo, a biodiversidade e as fontes de água são preservadas graças ao uso de fertilizantes orgânicos, ao controle biológico e à reutilização de subprodutos do processamento – explica Andrea Illy, presidente da illycaffè – Estamos mais uma vez notando sinais importantes que confirmam como a agricultura regenerativa é o caminho certo para uma produção mais resiliente, capaz de garantir produtividade e qualidade superior, da qual o café é o precursor com as maiores taxas de crescimento”.

Café brasileiro é eleito o melhor do mundo pelo segundo ano consecutivo no Prêmio Internacional de Café Ernesto Illy
Foto: Divulgação

O distinto painel de jurados que selecionou o Melhor dos Melhores incluiu Massimo Bottura, Chef Patrono da Osteria Francescana e fundador da Food for Soul; Viki Geunes, chef-proprietário do Zilte, com três estrelas Michelin, em Antuérpia; Felipe Rodrigues, Chef do Complexo Rosewood, em São Paulo; Vanúsia Nogueira, Diretora Executiva da Organização Internacional do Café; os provadores profissionais Q GraderFelipe Isaza e Dessalegn Oljirra Gemeda; os jornalistas Vanessa Zocchetti (Madame Figaro), Sebastian Späth (Falstaff) e Josh Condon (Robb Report).

Foto: Divulgação

O júri descreveu o café premiado da Fazenda Serra do Boné como cremoso, doce e encorpado, com um equilíbrio elegante de aromas de frutas frescas, tons de caramelo, notas sutis de açúcar mascavo e um final persistente de chocolate com notas florais de jasmim – um café maravilhosamente complexo que personifica perfeitamente sua origem brasileira.

O evento deste ano atraiu um grupo diversificado de figuras públicas, incluindo Francis Ford CoppolaMarina AbramovićPat Cleveland, Alex Riviere, Chiara Maci, Candela Pelizza, Tamu McPherson, Sveva Alviti, Christoph Leitner, Simon e Marina Ksandr, Nick Lowry, Maddy Devita, Justine Martilotti e Brittany Leigh Ball. A celebração da excelência do café aconteceu durante um jantar de gala no Peak, em Hudson Yards, apresentado pela jornalista da televisão espanhola Olivia Frejus Lloyd.

Além do reconhecimento, o Prêmio Internacional de Café Ernesto Illy promove discussões globais sobre a sustentabilidade do café. No mesmo dia do evento, na sede das Nações Unidas, em Nova York, representantes de toda a cadeia de fornecimento de café reuniram-se para uma mesa redonda intitulada “Aliança Global do Café: Mobilizando um Fundo Público-Privado para Combater as Mudanças Climáticas”. O evento contou com a participação do Presidente Andrea Illy, do Embaixador da Itália Maurizio Massari, de Vanúsia Nogueira, do Chef e Embaixador da Boa Vontade Massimo Bottura, da Gerente de Projetos da UNIDO Andrea De Marco, de Raina Lang (Diretora de Café Sustentável da Conservation International), e de Jamil Ahmad (Diretor do UNEP para o Escritório de Nova York), que exploraram iniciativas para promover a produção sustentável de café diante dos desafios climáticos.

O Prêmio Internacional de Café Ernesto Illy continua sendo uma referência de excelência em café sustentável, celebrando o talento, a dedicação e a arte que dão forma a cada xícara de café illy.

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM