O debate buscou apresentar as conexões para o mercado futuro da carne, analisando aspectos ligados à tecnologia, mercado e cultura da carne.
As possibilidades de expansão da Integração Lavoura Pecuária (ILP) no Rio Grande do Sul e a comunicação como instrumento do crescimento da pecuária no Estado foram os temas principais do 2º Fórum da Carne Bovina, promovido na tarde desta terça-feira, 5 de março, na Expodireto Cotrijal.
Promovido pelo Instituto Desenvolve Pecuária, juntamente com a Cotrijal e a Cotripal, o debate buscou apresentar as conexões para o mercado futuro da carne, analisando aspectos ligados à tecnologia, mercado e cultura da carne, com destaque para os benefícios da ILP, que combina cultivos agrícolas e criação de gado em um mesmo sistema produtivo.
Luis Felipe Barros, presidente do Instituto Desenvolve Pecuária, destacou que em termos de tamanho de rebanho, o RS é o oitavo em nível de Brasil e em volume de abate ocupa a mesma posição. “Outro dado que chama a atenção é que 53% da carne consumida em nosso Estado vem de fora, o que reforça a necessidade de avaliarmos o mercado, uma vez que ele não está sendo cuidado como deveria”.
O engenheiro agrônomo e pesquisador da CCGL e Rede Técnica Cooperativa (RTC) Pedro Albuquerque Nunes falou sobre o papel da pecuária na estabilidade dos sistemas de produção. Para ele, ao adicionar riqueza e complexidade de fluxos aos sistemas agrícolas, a ILP possibilita maior eficiência de utilização dos recursos e estabilidade frente aos desafios ambientais e de mercado. “Para isso, é preciso que esta integração ocorra de forma planejada e o sistema seja bem manejado em todas as suas etapas”, afirmou.
Case de sucesso
Também participou do fórum o gerente do Frigorífico Cotripal, Roberto Calza, que falou sobre o case da cooperativa Programas para Carnes de Qualidade. Calza destacou que a consolidação da marca, a partir de um trabalho rigoroso de garantia de qualidade da carne e do bom relacionamento com os produtores, resultou na fidelização de clientes.
O gerente veio acompanhado do produtor rural, agricultor e pecuarista Emerson Peukert Schaedler, sócio proprietário da Fazenda Bela Vista e do Haras Santa Juvita, localizados em Boa Vista do Cadeado. Ele falou sobre o trabalho em sua propriedade, que o levou a se sagrar campeão por dois anos consecutivos da Liga i2X de produtividade de soja em área de ILP e premiado no ano de 2022 pela Associação Brasileira de Angus na modalidade “Produtor Revelação”.
Comunicação eficiente
Finalizando o evento, o professor José Luiz Tejon Megido falou sobre a comunicação como instrumento de crescimento da agropecuária no Brasil. Ele destacou que é preciso fomentar o consumo da carne vermelha, que vem perdendo espaço para o frango, a carne suína e o peixe.
“A comunicação sobre as qualidades da carne bovina não está chegando ao grande público – algo está equivocado na estratégia de marketing e é preciso analisar o que está sendo feito e tornar este processo mais eficiente”, ressaltou.
O professor Tejon afirmou que o processo de comunicação exige muita persistência e o Brasil não está sabendo utilizar as ferramentas adequadas para levar ao mundo o aspecto extraordinário que a pecuária e o agro possuem.
“Conquistar as percepções e focar no que o cliente espera é a chave para uma comunicação eficiente. É preciso, ainda, transformar complexidade em simplicidade e focar sempre em inovação e velocidade”, finalizou.
Fonte: Expodireto Cotrijal
VEJA TAMBÉM:
- Assaltantes armados invadem fazenda, mas não levam gado porque o caminhão atolou
- Reativação de balanças é novo obstáculo para agricultores no Mato Grosso
- Soja: com cenário externo favorável e em semana de USDA, Chicago tem leve alta
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.