A prisão de caçadores de javalis neste último final de semana trouxe grande revolta, tanto para caçadores quanto produtores rurais, entenda o caso!
Os javalis se tornaram um grande problema para o Brasil, já que não possuem predadores naturais e reproduzem de forma acelerada. Além disso, os javalis são predadores de animais de criação, destroem lavouras e nascentes e causam grande prejuízo sanitário. Infelizmente, mesmo com tamanho risco e prejuízo, parece que as autoridades querem acabar com os caçadores do Brasil.
Na tarde deste sábado (03/10), uma guarnição da 2° Cia Ambiental de Caxias do Sul, em operação de combate a caça e demais crimes ambientais, abordou um veículo tendo em seu interior quatro indivíduos que retornavam de atividade de caça no interior do município de Muitos Capões, RS.
Caçadores e produtores, nos clamamos por união para nos virarmos contra esse sistema quer quer apenas “receber” de todos os jeitos!
O condutor apresentou a documentação de 04 armas de fogo, sendo três espingardas e um revólver cal. 44. de uso restrito. Entretanto, apenas as espingardas possuíam conformidade com a documentação exigida: CR, Guia de Tráfego, CRAF e Autorização de manejo de abate de fauna exótica expedida pelo IBAMA.
Ocorre que a parte transportava consigo o referido revolver municiado com 06 munições, não deflagradas, contrariando a guia de tráfego, que lhe permitia apenas sua utilização para o “abate de fauna exótica”, não podendo ser utilizado para proteção do acervo.
Além da apreensão do revólver, foram apreendidas munições não deflagradas de calibre .44; munições de calibre .12 não deflagradas e munições de calibre .20 não deflagradas, sendo que muitas munições apresentavam características de recarga.
- Frigorífico móvel que faz o abate de bovinos na própria fazenda
- Fundos agrícolas já podem ser indicados à calculadora da Receita
- Reforma tributária isenta cesta básica de impostos
- Volta de Trump ao poder deve acirrar concorrência agrícola entre Brasil e EUA
- População empregada no agronegócio cresce 2% no 3º tri de 2024
Na carroceria do veículo também haviam 08 (oito) cães de porte grande com as carteiras de vacinação vencidas e com atestado sanitário lavrado por médico veterinário vencido.
Diante das circunstâncias, foram todos conduzidos ao plantão regional da polícia civil de Caxias do Sul, onde o delegado lavrou o Auto de Prisão em Flagrante inafiançável por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito e posse de munições também restritas.
GU: Sd GUEDES, Sd MÔMOLLI, VTR 9813. Coordenadas S 29º03’00,1” WO 51º11’36,2”.
*COMANDO AMBIENTAL* – *-Braço Verde da Brigada Militar-*