Brooklyn Supreme, como seu nome sugere, ganhou fama devido ao seu tamanho monumental; cavalo da raça puro-sangue Belga Draft foi destaque no século passado
O cavalo já serviu de correio e meio de transporte, ajudou a erguer e a afundar exércitos, carregando o homem em seu lombo o cavalo ajudou a construir civilizações. Segundo os estudos biológicos, o cavalo existe há cerca de 55 milhões de anos e tem no Eohippus um de seus mais antigos ancestrais. E assim, alguns milhares de anos, homem e cavalo se encontrariam para a realização de várias tarefas que envolveriam a agricultura, o transporte, a guerra e até mesmo o esporte.
Mas hoje, estamos aqui para contar a história de um gigante, que apesar do seu tamanho era extremamente dócil. Em 12 de abril de 1928, há praticamente 95 anos nascia um potro especial na fazenda Earle Brown, perto de Minneapolis, estado americano de Minnesota, que se tornaria uma sensação mundial de seu tempo. Brooklyn Supreme, como seu nome sugere, ganhou fama devido ao seu tamanho monumental. Embora ele possa ter parecido intimidador para aqueles que o conheceram pessoalmente, a poderosa fera era gentil em espírito.
Brooklyn Supreme era um garanhão puro-sangue Belga Draft com medidas acima da média. Carinhosamente chamado de “Brookie”, ele era de uma bela cor ruão vermelho com crina e cauda de linho. O magnífico garanhão viveu em média 20 anos, falecendo em 6 de setembro de 1948. Embora haja debates em torno do assunto, algumas pessoas o consideram o maior cavalo já vivido. A imagem original do animal está em preto e branco, já que nessa época ainda não existiam fotos coloridas. Então, para exemplificar a cor do animal, ruão vermelho, usamos o exemplo abaixo:
O maior cavalo de seu tempo
Brooklyn Supreme foi, sem dúvida, o maior cavalo de sua época. Sua altura de 19,2 mãos (convertido para centímetros o que traz a quase 2 metros de altura) já era impressionante, enquanto seu peso era de impressionantes 3.200 libras (quase uma tonelada e meia)!
Para se ter uma idéia de como o exemplar era um fora da curva, os cavalos de tração belga pesam em média cerca de 900 quilos, com éguas normalmente mais leves que os garanhões. Brooklyn Supreme também tinha um comprimento impressionante de quase 3,10 metros, a maior já medida de um cavalo.
Embora o garanhão fosse extraordinário em todos os sentidos, ele não era o recordista mundial do cavalo mais alto ou mais pesado. Um castrado do Condado chamado Sampson (também conhecido como Mamute) o superou em ambos os aspectos. Nascido em 1846, ele cresceu para colossais 2,15 metros de altura e pesava 3.359 libras (1.523 kg).
No entanto, Brooklyn Supreme continua a ser o maior Draft belga já registrado, que ainda impressiona os entusiastas de equinos até hoje.
Brooklyn Supreme tinha um poder incrível
Os cavalos da raça Draft Belga são os mais fortes do mundo, sua estrutura corporal e músculos os dão a condição ideial para serem a raça de cavalos mais forte do mundo. Um cavalo da raça pode puxar cargas duas vezes mais pesadas que seu peso corporal, até 3,6 toneladas. No entanto, houve vários casos de calados belgas puxando cargas muito mais pesadas
No National Western Stock Show em Denver, Colorado, por exemplo, um par de belgas impressionou o mundo com seu desempenho notável. Os dois cavalos pesando 4.800 libras (2.200 kg) puxaram uma carga de 17.000 libras (7.700 kg) por uma distância de 7 pés 2 (2,18 m)!
Embora não possamos deixar de nos maravilhar com o incrível poder do Draft Belga hoje, esses cavalos já foram indispensáveis para agricultores e trabalhadores industriais. Antes da era da mecanização, os cavalos de tração belga costumavam trabalhar incansavelmente por até 10 horas por dia, puxando arados e transportando mercadorias pesadas.
Considerada uma das raças de cavalos mais fortes, os Drafts Belgas ainda realizam trabalhos agrícolas e florestais, embora seu papel tenha mudado para o entretenimento.
Grande Campeão De Sua Raça
Antes de se tornar um cavalo famoso por seu tamanho, Brooklyn Supreme foi nomeado “Grande Campeão de sua raça” em várias feiras estaduais. Além disso, o garanhão também possui um pedigree impressionante. Um de seus bisavós foi o famoso cavalo Farceur 7332, que foi introduzido no Hall da Fama do Cavalo de Tração Belga.
Naturalmente, a presença do Brooklyn Supreme nunca passou despercebida. Em seus anos dourados, o Brooklyn Supreme era de propriedade de Charles Grant Good, de Ogden, Iowa. Junto com seu parceiro Ralph M. Fogleman, Good exibiu o cavalo em todos os Estados Unidos, cobrando 10 centavos por espectador.
Como a maioria dos cavalos de tração, o Brooklyn Supreme tinha uma natureza calma e dócil e era notavelmente fácil de trabalhar. Ele era um gigante gentil em todos os sentidos.
Traduzido pela equipe do CompreRural, adaptação de horseyhooves.com