Otimização da operação em suas filiais tem potencial de redução de até 15% no tempo de secagem dos grãos e de 60% no custo de mão de obra
A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, está otimizando o processo de secagem de grãos das suas 14 filiais no País. A iniciativa visa substituir o uso de toras de madeira, que alimentavam os secadores, por cavaco (madeira triturada), o que gera mais eficiência, redução de custos e maior segurança nas operações.
Esta ação traz um grande benefício em eficiência no processo de secagem, uma vez que o abastecimento dos secadores acontece de forma automática, sem exigência de transporte manual das toras de madeira à fornalha. No novo modelo, o sistema do secador é acionado por um sensor de temperatura que identifica o momento ideal para a inserção da biomassa vegetal na máquina. O processo tem um potencial de redução de até 15% no tempo de secagem dos grãos, 60% no custo de mão de obra, além de resultar em uma geração de calor mais uniforme, beneficiando a qualidade do grão, além de economia no uso de matéria prima (cavaco) e diminuição no consumo de energia elétrica.
- Frigorífico móvel que faz o abate de bovinos na própria fazenda
- Fundos agrícolas já podem ser indicados à calculadora da Receita
- Reforma tributária isenta cesta básica de impostos
- Volta de Trump ao poder deve acirrar concorrência agrícola entre Brasil e EUA
- População empregada no agronegócio cresce 2% no 3º tri de 2024
“O cavaco que estamos utilizando nas operações de secagem é derivado em parte por nossos projetos de reflorestamento e de fornecimento de terceiros. Com o aumento da eficiência, estamos conseguindo otimizar o uso da madeira e garantir um processo de secagem mais eficaz e uniforme. Um grão preservado e bem tratado mantém suas propriedades físicas, químicas e biológicas, assim como preserva a qualidade nutricional, agregando valor à toda nossa cadeia” afirma Gilson Ross, diretor de Operações e Compras de Commodities da BRF.
Além dos ganhos expressivos em eficiência, há também um grande benefício em ergonomia e segurança aos operadores das unidades, uma
vez que não há mais a necessidade de manuseio das toras de madeira para o abastecimento das fornalhas dos secadores.
A BRF comercializa aproximadamente 6,5 milhões de toneladas de grãos de milho por ano.
Sobre a BRF
Uma das maiores empresas de alimentos do mundo, a BRF, está presente em 127 países. Seu propósito é oferecer alimentos de qualidade cada vez mais saborosos e práticos – para pessoas e seus pets em todo o mundo – por meio da gestão sustentável de uma cadeia viva, longa e complexa, que proporciona vida melhor a todos, do campo à mesa.
Dona de marcas icônicas como Sadia, Perdigão e Qualy, a Companhia pauta suas ações nos compromissos fundamentais de segurança, qualidade e integridade. A empresa baseia sua estratégia em uma visão de longo prazo e visa gerar valor para seus mais de 100 mil colaboradores no mundo, mais de 300 mil clientes e aproximadamente 10 mil integrados no Brasil, todos os seus acionistas e para a sociedade.